01 de outubro de 2012 |
N° 17209
NO FORNO DA GM
Montagem do Onix acelera às vésperas do
lançamento
Modelo produzido em Gravataí
chega para disputar acirrado segmento com fortes concorrentes
Com o ritmo de produção na
fábrica de Gravataí acelerando até o lançamento previsto para o dia 21, o hatch
Onix, novo compacto da General Motors, chega para ser um dos protagonistas na
sacudida do segmento automotivo mais concorrido. A GM não confirma, mas circula
no mercado a informação de que a produção ganha velocidade a partir de hoje.
Além do carro gaúcho, dois outros
modelos com preços em torno de R$ 30 mil apresentados ao mercado em menos de um
mês prometem disputar vendas com tradicionais líderes como Gol e Palio.
– O mercado é sempre ansioso por
novidades. É da natureza humana. Ao chegar, vão tomar espaço dos concorrentes –
avalia Luiz Carlos Mello, diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA).
Além da versão hatch do Onix,
para a qual consultorias especializadas estimam vendas de 140 mil a 148 mil
unidades em 2013, a Toyota apresentou no mês passado o seu compacto Etios. Ao
mesmo tempo, a Hyundai lançou o HB20, carro da montadora sul-coreana fabricado
em Piracicaba.
– Os três estão entrando para
concorrer com modelos mais desgastados, como o Gol, o Palio e o Corsa – entende
Milad Kalume Neto, gerente de atendimento no Brasil da consultoria de origem
inglesa Jato.
Na disputa pelos clientes ávidos
por novidades, cada modelo tem os seus trunfos.
– Os pontos fortes do Onix estão
no fato de ser um carro com plataforma global, que permite a produção mais
barata, além do grande número de concessionárias e o pós-venda da GM – aponta
Roberto Barros, analista de mercado da IHS Automotive.
O veículo da Hyundai, por outro
lado, surpreendeu positivamente pelo design. O Toyota carrega a marca de uma
mecânica robusta, típica da fabricante japonesa. As duas montadoras têm ainda a
vantagem de serem associadas a modelos de luxo, ponderam os consultores.
Carro será mostrado ao Estado no
final do mês
Enquanto a IHS (148 mil) e a Jato
(140 mil) têm projeções semelhantes para as vendas no próximo ano da versão
hatch do Onix, no caso do sedã, que deve ser lançado no início de 2013, as
expectativas são mais divergentes. Enquanto a IHS espera cerca de 50 mil
unidades, a Jato calcula que o volume pode chegar a 95 mil.
Após a apresentação do Onix no
dia 21, em São Paulo, o veículo poderá ser visto pelo público no Salão do
Automóvel, também na capital paulista. No final do mês, haverá o lançamento no
Estado.
Com tanto barulho na nova
concorrência, os atuais líderes no segmento de compactos, um nível acima dos
carros de entrada, também deverão se apressar para trazer novidades, prevê
Kalume, da Jato:
– Podemos esperar mexidas nas
linhas da Volkswagen e da Fiat.
caio.cigana@zerohora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário