segunda-feira, 15 de outubro de 2012



15 de outubro de 2012 | N° 17223
 KLEDIR RAMIL

Facebook

Hoje em dia, quando quero saber dos meus filhos, eu entro no Facebook. Não, eles não moram em outro país, vivem comigo, sob o mesmo teto. O que acontece é que, nas conversas do dia a dia, não sobra tempo para certos assuntos mais íntimos, aquelas coisas que a gente só revela para os amigos mais chegados, os 5 mil que fazem parte do nosso perfil.

Ainda bem que fui adicionado no Face deles, assim fico sabendo, por exemplo, que eles, “uhuuu!!!”, conseguiram ingresso para o show do Los Hermanos. É assim mesmo, cada conquista, por pequena que seja é sempre acompanhada do grito de vitória: “Uhuuu!!!”.

E não se iluda. Eles não vão ficar gastando os “uhuus” deles num almoço em família se podem muito bem dividir essa euforia com os 5 mil eleitos, que, por sua vez, vão espalhar para outros 5 mil e assim ad infinitum, em progressão geométrica.

E mais. No Face, além do texto, podem ilustrar o assunto com fotos, vídeos e links. Muito mais interessante. Essa gurizada não quer perder tempo com bate-papo. Só se for online, onde podem falar com vários ao mesmo tempo. Pra que conversa ao pé do ouvido se podem falar no microfone? E com a câmera ligada?

Confesso que adoro esses avanços da tecnologia. Uso muito o Skype, por exemplo. Pra fazer reuniões, conversar com minha mãe em Pelotas e pra matar a saudade da família, quando estou em viagem, sozinho, num quarto de hotel.

O notebook é o meu fiel companheiro. Além de servir de telefone com imagem, é também a minha máquina de escrever, meu aparelho de som, meu correio, meu canal de informações, meu estúdio de gravação, meu álbum de fotografias... Ah, sim, e é a minha ferramenta de acesso ao Facebook, para eu poder estar conectado com as pessoas, em rede social.

Só temos que tomar cuidado para não substituir o mundo real por esse virtual. Se bem que, pelo pensamento hinduísta, o mundo da matéria onde estamos metidos é Maya, ilusão. Então, no fim das contas, qual é o verdadeiro? O que é real, o que é fantasia? De repente, esse universo “na nuvem” está mais perto das coisas eternas. Quem vai saber?

Estamos vivendo outros tempos. Se será melhor ou pior, só saberemos no futuro. Minha única certeza é que, apesar de atordoado com tanta novidade, não abro mão da minha função de pai. Continuo atento e ligado aos movimentos dos meus filhos, mesmo “na nuvem”. Uhuuu!!!

Nenhum comentário: