sábado, 20 de outubro de 2012



20 de outubro de 2012 | N° 17228
NILSON SOUZA

O nome do feitiço

Acompanhei, de longe mas atento, o recente encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa realizado em São Paulo. Em meio ao catastrofismo geral dos editores de jornais, captei uma frase alentadora do professor Rosental Calmon Alves, que foi meu contemporâneo no Jornal do Brasil e hoje leciona jornalismo na Texas University, dos Estados Unidos. Disse ele para uma plateia de profissionais assustados com o cenário de incertezas resultante da transição aparentemente inexorável do papel para a web:

– O contador de histórias é eterno. Existe desde o tempo das cavernas.

Por coincidência, na mesma noite em que li a declaração de meu companheiro de ofício, vi um filme sobre o início da carreira literária da autora de Harry Potter, Joanne Rowling, mais conhecida por J. K. Rowling, assinatura adotada – segundo a história – para evitar que leitores meninos rejeitassem o livro escrito por uma mulher.

O filme Magia além das Palavras, descrito como uma biografia não autorizada da escritora, relata as incontáveis vezes em que ela encontrou fechadas as portas das editoras para as quais mandou o manuscrito de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeira obra da série do menino bruxo que a tornou célebre e rica.

Depois de várias rejeições, um avaliador mais sensível encantou-se com o texto e a mulher decolou para o sucesso. Mais do que isso, seus livros despertaram o gosto pela leitura em milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, destruindo a tese pessimista de que a Era de Gutenberg havia chegado ao fim.

O que esses livros têm de especial? A resposta é tão óbvia quanto emblemática: boas histórias. Harry Potter é uma aventura surpreendente, que prende o leitor em cada página como se lançasse sobre ele o feitiço paralisante (Immobulus, na linguagem da bruxaria). Pelo menos comigo foi assim.

Sei que tem gente que não gosta, muitos sem sequer terem aberto um dos livros da série, mas tudo bem. O importante é que a garotada adorou, meninos e meninas de 10 anos leram volumes de mais de 600 páginas, sem pressão de ninguém, sem a obrigação de fazer ficha de leitura, sem o risco de levar zero em literatura.

Talvez o jornalismo esteja precisando de magia semelhante para conter a debandada de leitores para o mundo online. Em vez disso, estamos nos juntando à manada. Se todos estão indo para lá, vamos também. E dê-lhe multimidiar, mesmo que os conteúdos sejam rasos como poças d’água no asfalto. “O último é a mulher do padre”, como gritava um dos meus amigos de molecagem quando a turma resolvia trocar de brincadeira. Ninguém quer ficar para trás, ninguém quer parecer retrógrado. Será?

Riddikulus é o nome de outro feitiço inventado por dona Rowling. É utilizado pelos bruxinhos para transformar o Bicho-Papão em algo menos aterrorizante ou mesmo em algo engraçado. Acho que estamos precisando dessa magia, para continuar contando histórias que emocionam, que surpreendem e que não deixam os leitores fugirem para o desconhecido.

Nenhum comentário: