sábado, 13 de outubro de 2012



14 de outubro de 2012 | N° 17222
RETA FINAL

É tudo culpa da Carminha!

Novela “Avenida Brasil” se despede na sexta-feira após consagrar personagem de Adriana Esteves como uma das grandes vilãs da teledramaturgia brasileira

#TodosOsPrêmiosParaAdrianaEsteves: a expressão não sai das redes sociais desde segunda-feira, quando uma das cenas mais aguardadas de Avenida Brasil foi ao ar. Desmascarada após 12 anos enganando o marido, a vilã interpretada por Adriana Esteves começou o capítulo apanhando e sendo humilhada pela família que tanto manipulou. Dissimulada, a personagem Carminha bem que tentou enrolar e mentir, duas de suas especialidades, mas a máscara caiu. E a audiência subiu (veja ao lado).

Não que o público quisesse ver a derrocada da loira má, pelo contrário. Desde que a trama de João Emanuel Carneiro começou, em março, a torcida por Carminha sempre superou a de Nina (Débora Falabella), a mocinha que voltou do lixão para se vingar da madrasta que a descartou. Agora, a cinco capítulos do final da história, que termina em 19 de outubro, na RBS TV, a intérprete da bruxa má comemora o sucesso da personagem que só recebe elogios.

– Antes da estreia, as pessoas me diziam: “Prepare-se para ser odiada”. Mas é incrível como elas curtem a Carminha – opina Adriana Esteves, em entrevista ao Ego, ainda se dizendo surpresa com tanta repercussão: – As pessoas são doidas. Mas sim, eu também acabei torcendo pela personagem – confessa.

Aos 42 anos, Adriana é o grande nome da trama do horário nobre. O papel da interesseira sem pudores, que cobiça ser uma mulher respeitada pela sociedade, com status e dinheiro, surpreende até mesmo o próprio autor.

– Adriana é a estrela cadente da novela. Ela fez uma Carminha muito além do que eu imaginava, além do que escrevi. Me dá estímulo para enfrentar tanto trabalho – declarou a O Globo.

Verdade seja dita, não existiria Carminha sem o talento combinado de ambos, criador e criatura. Especialista no assunto, o doutor em teledramaturgia brasileira Mauro Alencar se diz estupefato com a qualidade dos roteiros do núcleo do Divino e com a atuação da protagonista:

– O texto precioso de Carneiro, que polarizou em Carminha os mais baixos e primitivos instintos do ser humano, se soma à magnânima interpretação de Adriana, tão bem representante das criaturas demoníacas que circulam em qualquer sociedade. Carminha passou a representar a sombra que habita em nós de maneira recriada pela arte.

Torcer pelas vilanias da personagem, aliás, não é algo anormal. Pelo contrário. A psicóloga Iara Camaratta Anton, que também assiste diariamente aos rosnados e berros da megera, diz que todos temos uma Carminha (e até um Max, arghs) habitando nosso interior.

– Carminha nos toca quando admitimos nosso “lado negro” e vibramos escancaradamente com suas ações. Um dos pontos altos é justamente a fachada de dona de casa igrejeira e generosa. Sem falar na elegância da pessoa, sempre usando roupas brancas, linda, atraente e sedutora como um demônio em vestes de anjo – compara.

A bem da verdade, Carminha é tão maquiavélica que chega a ter seu lado cômico. Suas caretas viram hits na internet, blogs e memes são criados a cada cena marcante e suas frases ganham a boca do povo imediatamente após um capítulo novo (veja os destaques na página ao lado). O fato da golpista desconhecer o politicamente correto conquista o público e faz lembrar de outras vilãs semelhantes, que bombaram em novelas anteriores. Para o doutor em teledramaturgia Claudino Mayer, ela é um mix de vários nomes da galeria de grandes malvadas da história da TV:

– Carminha é irmã da Flora (Patrícia Pillar em A Favorita), prima da Clara (Mariana Ximenes, de Passione) e filha da Nazaré (Renata Sorrah, de Senhora do Destino) – brinca o autor do livro Quem Matou – Romance Policial na Telenovela, que aposta em Carminha como a principal suspeita da morte de Max: – É o final de maior coerência. E presentearia Adriana Esteves pela ótima construção desta personagem.

camila.saccomori@zerohora.com.br

Nenhum comentário: