11 de outubro de 2012 |
N° 17219
CAPA ZH
Barulho no Moinhos
Smam explica que é fundamental
protocolar reclamações para que o ruído possa ser medido
A região conta com cada vez mais
opções de bares, restaurantes e casas noturnas, que reúnem um grande público à
noite. O que pode ser considerado como uma grande comodidade por alguns
moradores, no entanto, está tirando o sono de outros. São frequentes os relatos
de barulho excessivo, badernas e noites insones dos vizinhos aos
estabelecimentos.
O leitor Diogo Ilha, vizinho de
duas casas noturnas na Rua Tobias da Silva – o Botequim Moinhos e o Pimenta
Café Pub – afirma que as festas acabam depois das 5h.
– O som retumba dentro das
residências e, acreditem, acontecem de segunda a segunda – conta.
Ilha diz que já acionou a polícia
e a prefeitura, mas que nada foi feito até o momento.
De acordo com a Secretaria
Municipal do Meio Ambiente (Smam), não há reclamações protocoladas para os
estabelecimentos citados pelo leitor. O órgão orienta que todos os pedidos de
verificação sejam formalizados. De acordo com um decreto municipal (Art.º 3º
inciso X, do Decreto 8185/83), as medições para verificar se os níveis de
pressão sonora estão fora dos padrões devem ocorrer no limite real da
propriedade incomodada – ou seja, dentro da casa do reclamante.
As denúncias referentes à
poluição sonora proveniente de atividades comerciais, industriais e prestadoras
de serviços devem ser formalizadas no Protocolo Setorial da Secretaria
Municipal de Indústria e Comércio (Smic), na Rua dos Andradas, 686, ou pelo
telefone 156, Fala Porto Alegre. A Brigada Militar pode ser acionada, também,
mas se constatado que o problema é barulho ou atividade irregular, não poderá
agir e terá de acionar Smic ou Smam.
O setor técnico da Smam
esclarece, também, que não há um valor máximo de ruído permitido – o nível de
som em casas noturnas e bares é calculado a partir do chamado ruído de fundo (o
som normal do ambiente, considerando o trânsito e a circulação de pessoas) e do
ruído de atividades (o barulho produzido pelo estabelecimento). O ruído de
atividades pode ser até cinco decibéis maior do que o ruído de fundo.
CONTRAPONTOS
O que diz a equipe do Botequim
Moinhos:
- Já havia uma reclamação de um
dos nossos vizinhos. Inclusive a prefeitura (Smic) já veio nos notificar e
notou que o problema de barulho não era na nossa casa, e, sim, no
estabelecimento ao lado. Já providenciamos medidas para eliminar o consumo de
bebidas e alimentos na área de fumantes, reduzindo ao máximo o som ou barulho
do nosso estabelecimento.
O que diz a equipe do Pimenta
Café Pub:
- Nosso pub tem como prioridade a
gastronomia. Vimos que, por meio desse trabalho, que desenvolvemos ao longo
destes dois anos, não conseguimos suprir as necessidades que os clientes vêm
buscando e também não conseguiríamos suprir as necessidades que um pub tem.
Então, partimos para um trabalho
mais introspectivo, que é acústico, dentro dos padrões de horário. Mas o
comportamento de determinados clientes pode comprometer com a questão do
barulho – pelo qual não somos responsáveis, nem temos essa autonomia. Estamos
estudando uma forma de amenizar o comportamento dessas pessoas. Com certeza, vamos
resolver problemas desse gênero o mais rápido possível.
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