segunda-feira, 29 de outubro de 2012



29 de outubro de 2012 | N° 17237
ENTREVISTA

Uma escola para inglês admirar

Com base no Design Thinking, moderno conceito aplicado em empresas, escola municipal gaúcha que adota práticas inovadoras recebe hoje visita de um dos grandes defensores do método, o professor britânico Andy Hargreaves, que está na Capital para disseminar conhecimentos sobre uma das grandes tendências da educação

Na escola Gilberto Jorge da Silva, na Capital, os alunos são protagonistas da própria educação, nem sempre há provas, mas métodos personalizados de avaliação. Essa descrição, segundo o inglês Andy Hargreaves – um dos mais importantes estudiosos da área –, é o exemplo do que seria uma escola inovadora.

A adoção de princípios de autonomia, a realização de assembleias escolares e a adoção de práticas inclusivas são outras estratégias da escola inovadora apontadas pelo especialista no livro The Global Forth Way (ainda sem previsão de lançamento no Brasil), escrito em parceria com Dennis Shirley – outro renomado professor de Educação, também da Lynch School of Education, da Boston College, assim como Hargreaves – em 2009. Baseadas no método do design thinking, as pesquisas atuais de Andy estão ligadas a estratégias bem sucedidas de mudança educacional em escolas de alta performance.

Convidado para dirigir organizações internacionais como o Banco Mundial, a Unesco e a União Europeia, Hargreaves já palestrou sobre desenvolvimento pessoal em 37 estados americanos, em 42 países e em todos os estados australianos e províncias canadenses.

Um dos grandes desafios do ensino brasileiro, segundo ele, é manter os alunos na escola e qualificar os professores. Envolver a comunidade e os próprios alunos no processo educacional não seria uma estratégia, mas uma necessidade. O outro objetivo seria qualificar e melhorar a remuneração dos professores.

– Todos os lugares têm desafios de desenvolvimento. Educação é apostar na próxima geração. O primeiro passo é ver a educação não como custo, mas como um investimento.

lara.ely@zerohora.com.br

Nenhum comentário: