terça-feira, 16 de outubro de 2012



16 de outubro de 2012 | N° 17224
PAULO SANT’ANA

As aeromoças

Quando eu fui jovem, fogoso, impetuoso, era apaixonado por pés de mulheres.

Hoje, que perdi o viço e o desejo, sou apaixonado por sapatos de mulheres.

Sendo assim, meu presuntivo e inofensivo fetiche de hoje são essas sapatilhas que as mulheres estão usando, uma modelagem de calçados que conseguiu o milagre de fazer as mulheres ficarem belas e elegantes com sapatos baixos, quando isso só era possível, antes, quando trafegavam de saltos altos.

Essas sapatilhas são prometedoras e transmitem-nos fantasias sobre a sensualidade dos pés que escondem, mostrando-lhes apenas as alvíssaras.

É preciso que, imediatamente, os proprietários das empresas de aviação de passageiros tenham consciência de que, no geral, suas aeromoças tratam rudemente os passageiros de aviões.

Elas não agridem os passageiros, mas sua rudeza se demonstra pela indiferença que dedicam a eles.

Passam depressa pelos passageiros nos corredores, como que a transmitir que seriam molestadas se alguns deles lhes solicitassem algo.

Toda a aparência das atuais comissárias de bordo tem um ar ameaçador de que qualquer solicitação de um passageiro perturbaria completamente sua mobilidade, como se esta se destinasse somente às outras providências de serviço que não impliquem contato com os clientes sentados espremidamente nas poltronas.

Foi-se o tempo em que as comissárias de bordo eram verdadeiras divindades para os passageiros durante o voo.

Hoje elas não dedicam mais aos passageiros aquela amabilidade de antigamente, quando eram devocionais no tratamento aos passageiros, verdadeiros anjos de bondade e cortesia.

Será que o treinamento de hoje inclui esse distanciamento frio e calculado das aeromoças? Será que seus instrutores transmitem a elas a ideia de que o passageiro é um chato e de que elas, se o forem atender com gentil dedicação perderão tempo precioso para as outras tarefas importantes que têm na organização da viagem?

Será que essa rudeza é das moças ou é das empresas de aviação, que as conduzem a essa brutal indiferença com os passageiros?

Será que seus instrutores as ensinam a tornar difícil o atendimento para que elas não sejam constantemente chamadas e assim percam seu tempo precioso com a chatice exigencial dos passageiros?

O fato é que as comissárias de bordo perderam no conceito do público aquela imagem de enfermeiras da alma e do espírito que detinham entre todos os que viajavam de avião.

Algo aconteceu. E a impressão que eu tenho é de que uma categoria tão importante como a delas não iria ter modificado assim de repente o seu caráter de serviço atencioso para esta severidade que se verifica hoje em todos os voos, com raríssimas exceções.

Não foram elas que decidiram tornar-se rudes e indiferentes, algumas veladamente agressivas. É certo que foi algum tecnocrata diabólico que bolou que elas modificassem o seu modo tradicional de ser para pior, com a intenção de fazê-las mais úteis ao funcionamento de bordo nas outras tarefas todas que não dizem respeito ao atendimento direto do passageiro.

O fato é que entre nós, os passageiros, as comissárias de bordo perderam aquela imagem de solicitude angelical que possuíam.

E com isso perdeu o público um tesouro de memória precioso que foi construído por milhares de aeromoças que trataram bem seus passageiros durante quase um século.

As aeromoças, hoje, não passam de uma categoria qualquer, honrada, mas sem distinção. Uma profissão singela, igual a todas as outras.

Quando antigamente elas eram na nossa memória um sacrário de sociabilidade.

8 comentários:

Unknown disse...

Q arrogancia nao?? Pois lhe digo q hoje em dia os homens sao tao vulgares q se uma comussaria lhe tratar comi era feito antigamente e a chama para sair pensando q ela esta dando mole para ele. Pois n forao so as comissarias q mudarao mas a educacao da populacao tbm mudou e para pior infelismente

Unknown disse...

Q arrogancia nao?? Pois lhe digo q hoje em dia os homens sao tao vulgares q se uma comussaria lhe tratar comi era feito antigamente e a chama para sair pensando q ela esta dando mole para ele. Pois n forao so as comissarias q mudarao mas a educacao da populacao tbm mudou e para pior infelismente

Anônimo disse...

Muito arrogante, aliás acho que está na hora de Paulo SantAna se aposentar. Os passageiros mudaram, as comissárias também mudaram, mas principalmente, a aviação mudou drasticamente. Houve um tempo em que comissárias eram autoridade a bordo de aeronaves, eram muito bem remuneradas, recebiam alimentação adequadas bordo e todos a respeitavam. HOJE, somos empregadas a bordo, onde os passageiros nos tratam como tal, com arrogância, são mal educados, não agradecem, não respeitam, são grosseiros mesmo quando o assunto é a sua própria segurança. É lastimável, muito mais para nós que vemos dia-a-dia toda essa nossa fantasia acabar.

Anônimo disse...

Caro Paulo Sant´ana. gostaria de lembrar que muitas vezes a mudança de atitudes que o senhor menciona, vem do fato de os tripulantes serem mau-tratados pelos passageiros , tal como o senhor em um vôo, onde fez um escândulo a bordo, se achando o mais importante passageiro, querendo passar pela autoridade do comissário e querendo tirar satisfação com o Comandante. vôo que eu estava tripulando. antes de falar mau das atitudes de um tripulante , procure escrever sobre passageiros que tratam mau um comissário, e de como ter educação dentro de um avião.

Bianca ex-comissária Emirates disse...

Assim afirmo! Não foram só os comissários de voo que mudaram, mas principalmente o tipo de passageiros! No geral as pessoas são mal educadas e arrogantes. E sim quando acham que tem alguma autoridade querem sempre algo mais. Esquecendo-se de que um comissário está lá para a segurança de voo em caso de alguma emergência serão esses anjos que salvarão ou morrerão para tentar salvar sua vida! Esquecendo-se também que ao adquirir um ticket ele compra de um destino ao outro! Não está incluso uma refeição ou um buffet. Nem os próprios tripulantes ganham refeirções! Passam o dia sem comer nada! Talvez isso sim deviria mudar!

Bruna disse...

Caro Paulo, como a terceira lei de Newton da " açao e reação" nos ensinou para tds suas criticas tem um porque! A aviaçao mudou, antes passageiros embarcavam arrumados, era um evento andar de avião... Ja hoje, embarcam de chinelo, com areia no pé e nem bom dia nos dão quando estamos na porta da aeronave!
Estamos a bordo nao so para servir sanduiche com um sorriso no rosto, estamos ESSENCIALMENTE para cuidar da segurança a bordo, mas a maioria nem nos respeitam quando pedimos para sentar porque o aviso de atar fintos esta ligado! Sabemos primeiros socorros e em alguns casos drasticos conseguimos ate salvar vidas! E apesar de nosso salario estar super defasado, nossa regulamentacao ser as vezes desumana, deixarmos de estar presente em aniversarios de nossa familia, deixar nossos filhos com febre em casa e ainda ter que ler um desrespeito desse, estamos prontas em servi-los, ouvi-los e ate dar um sorriso para algum cliente que esta com medo de voar!
Escreva sobre como a AVIAÇAO MUDOU, os antigos passageiros agora viraram apenas cliente das cias aereas ! Escreva como somos desrespeitadas muitas vezes, como aguentamos desaforo, como nos traram como lixo! Leia sobre nossa regulamentaçao PODRE, converse com uma comissaria e veja como nossa vida muitas vezes e dificil! Conheca antes de escrever bobagem!

Anônimo disse...

Eu concordo com o Paulo Santana. As aeromoças estão mais arrogantes, grossas e discretamente agressivas.
Os passageiros por si, tem que ficar espremidos em poltronas desconfortáveis. Pobres passageiros...
Pagam R$39,90 por uma passagem de avião em uma promoção qualquer. Claro que tem o direito de ser grosso, estúpido, mal humorado, arrogante...
Mas afinal, a culpa é da aeromoça que está ali na porta, parada te esperando pra te entregar um copo de água quando você entra sem dar bom dia e a ataca com ofensas quando o voo está atrasado. Culpa dela! Você tem todo o direito de rebaixar uma classe de trabalhadoras e trabalhadores que hoje trabalham dez vezes mais cansados e insultados por individuos que se julgam donos da companhia aérea por que compraram uma passagem de avião!
Certíssimo!
Att,
Comissária de Voo da Azul TRIP S/A

Anônimo disse...

Disse tudo... e outra, não são raras as excessões não, pq há muitas comissarias por ai q não vivem um mar de rosas como antes mas ainda assim não negam um sorriso e um otimo atendimento aos passageiros.