segunda-feira, 15 de outubro de 2012



15 de outubro de 2012 | N° 17223
J. A. PINHEIRO MACHADO

A vereadora de 120 mil votos

Um fato emblemático da recente campanha eleitoral sugere que nem tudo está perdido. A professora estadual de matemática Carla Chamorro obteve 842 votos para vereadora em Morro Reuter, glorioso município gaúcho que, na sua florida paisagem de lavandas, tem 4.898 eleitores. Isto é, a votação de Carla equivale ao desempenho de um vereador de Porto Alegre (onde há mais de 1 milhão de eleitores) que fizesse inimagináveis 120 mil votos aproximadamente.

Ouvi na Rádio Gaúcha que, num cálculo proporcional, ela obteve a maior votação de vereador no Estado. E, sem dúvida se inclui entre os vereadores campeões brasileiros de voto.

O detalhe significativo é que Carla nunca foi palhaça de nenhum circo de sucesso. E jamais trabalhou na TV ou no rádio. Também não teve campanha milionária. E mais: esteve “exilada” de Morro Reuter durante a campanha, acolhida como secretária de Educação e Cultura no município vizinho de Picada Café.

Antes disso, em Morro Reuter, onde tem seu título de eleitor e construiu uma carreira admirável de educadora, consagrou-se exatamente como secretária de Educação e Cultura, promovendo uma Feira do Livro que merece letras maiúsculas, e conseguiu atrair alguns importantes escritores brasileiros.

Foram marcantes para a cidade outras iniciativas na área cultural e na divulgação dos livros que deram a Morro Reuter, durante certa época, a legenda de “município da leitura”. Sua atuação já tinha merecido reconhecimento com diversos prêmios importantes no Estado: Fato Literário em 2004, Amiga do Livro (da Câmara Rio-grandense do Livro), Líderes e Vencedores (da Federasul), entre outras distinções significativas.

Na verdade, Carla, de forma despretensiosa, se tornou uma personagem emblemática da magnífica campanha da RBS que mobiliza a sociedade em favor da educação. E esse perfil foi reconhecido pelos eleitores. Em vez de promessas, ofereceu o aval de uma impecável folha de serviços. Na eleição, justificou sua candidatura com a bandeira da educação e da valorização da escola, dos livros e da leitura.

Até o dia 31 de dezembro cumprirá em Picada Café sua função de secretária da Educação, voltando depois para Morro Reuter onde, além de assumir o mandato de vereadora, retomará suas funções de professora de matemática numa escola estadual.

Entre as leituras de Carla por certo se inclui o poema Canção da Escola Esfarrapada, da inglesa Eliza Cook, que aconselha: “É melhor construir salas de aula para o Menino/do que celas e patíbulos para o Homem”.

Um século depois desses versos, H.G. Wells (que não adivinhava o caos geral da educação brasileira) lançou uma severa advertência: “Entramos numa corrida entre educação e catástrofe.” O eleitorado de Morro Reuter parece ter escutado esse brado, percebendo que, nessa corrida anunciada por Wells, a professora Carla Chamorro dedicou sua vida ao combate da catástrofe.

Nenhum comentário: