sexta-feira, 26 de outubro de 2012



26 de outubro de 2012 | N° 17234
CAPA

A nova velha praça

Feira do Livro será inaugurada hoje em uma Praça da Alfândega renovada e sem tapumes

Depois de anos com tapumes velando seu rosto antigo, a Praça da Alfândega recebe a partir de hoje, rejuvenescida e por inteiro, a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Será a primeira Feira da década com a praça totalmente desimpedida das obras de restauração.

AFeira ocupa uma praça que é a mesma de sua origem, em 1955, e ainda assim diferente.

– É uma praça nova. Foram colocados desde cerca, lixeiras e novos bancos na praça, o que deixará a Feira mais bonita. – diz Gisele Longhi, produtora-executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Nos últimos anos, a Feira e seu público já haviam se acostumado a conviver com obras de restauração da Praça da Alfândega como parte do projeto Monumenta.

Em 2009, o evento ocorreu entre gruas arrancando e replantando árvores. Em 2010, os frequentadores conviveram com metade do território cercado por tapumes e com a necessidade de uma passarela para que os frequentadores trafegassem de um de seus eixos centrais, na Rua da Praia, ao outro, na Sete de Setembro. De cima do caminho, era possível ver as inevitáveis escavações.

No ano passado, a Praça já estava completamente liberada à Feira do Livro, com exceção de um único corredor colateral que ainda estava em obras.

Agora, os visitantes da Feira tem à sua frente um espaço com um novo traçado, de alamedas mais amplas e menos canteiros, semelhantes, de acordo com a coordenação do Projeto Monumenta, ao paisagismo que o logradouro tinha na década de 1940. Nascida em 1955, a Feira já surgiu na Praça da Alfândega pelo seu caráter de centro geográfico e social da cidade.

– As pessoas iam à praça para fazer o footing, se encontravam, trocavam ideias, ali era um centro de convivência social, e por isso, quando o vereador e jornalista Say Marques veio com a ideia de abrir uma feira do livro, não havia outro lugar melhor para fazê-la do que ali – conta Edgardo Xavier, patrono da Feira de 1994 e um dos primeiros 14 livreiros fundadores da Feira.

Embora as novas alamedas da praça estejam mais amplas, e a própria Feira tenha como lema um pedido para que o leitor “abra um espaço para a leitura em sua vida”, espaço é uma questão delicada desta edição. Com mais área de trânsito, em 2012 o evento perdeu o direito de usar algumas vias transversais importantes, de acordo com o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Osvaldo Santucci Júnior:

– Tivemos muita dificuldade para reacomodar a Feira à nova praça este ano. Não tivemos nem como programar com antecedência o mapeamento da praça nem fomos autorizados a usar alguns caminhos – critica o distribuidor.

Espaço para os livros

- A 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começa hoje e vai até o dia 11 de novembro, na Praça da Alfândega e no Cais do Porto.
- Entre as novidades deste ano, está a mudança da Área Internacional. Até o ano passado, estava entre a Praça e a Secretaria da Fazenda, na Avenida Sepúlveda. Nesta edição, volta a ficar no corpo principal da Praça da Alfândega, entre o Margs e o Memorial.

- A Câmara Rio-Grandense do Livro tem, para esta Feira, a expectativa de público de 100 mil visitantes por dia e de 1,7 milhão de frequentadores ao todo.
- Estão programadas quase 700 sessões de autógrafos ao longo dos dias de Feira.

Nenhum comentário: