sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Jaime Cimenti

Edith Travi, saúde e bom-humor

Dona Edith Travi e sua Casa Dietética da rua Dr. Timóteo, 901, criada em 1956, fazem parte da memória de nossa cidade e seguem vivas, bem vivas, as duas, inclusive na página 34 de Veja Porto Alegre, Comer & Beber 2012/2013.

A vida e a obra desta mulher extraordinária, que nasceu em Gramado em 1919, estão bem retratadas na biografia Edith Travi - uma mulher de fibra, da professora, pesquisadora e organizadora de obras históricas Suzana Porcello Schilling.

A obra acaba de ser publicada pela Editora Movimento e tem mesa-redonda e autógrafos nesta sexta, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping. Seguindo a cronologia da vida de Dona Edith, como é chamada, com carinho, por clientes de muitas e muitas gerações, Suzana relata, entre muitas coisas, com dezenas de fotos e cópias de jornais e documentos, o lançamento do famoso Yogurt Best, que seguiu moldes europeus e o surgimento do lendário Elixir da Longevidade.

Com profissionalismo, bom-humor, ousadia  e energia, Edith Travi soube inovar e empreender na Porto Alegre ainda patriarcal, no início da segunda metade do século XX e, como se vê, antecipou em muitas décadas hábitos de vida e alimentação saudáveis.

O livro biográfico apresenta dados históricos nacionais e internacionais e relaciona, assim, a trajetória de Edith e de sua empresa com os fatos das épocas próprias. Informações valiosas sobre as imigrações alemã e italiana no Rio Grande do Sul estão no volume, mostrando o importante legado dos colonizadores, em variados aspectos sociais, culturais e econômicos.

Paulo Gasparotto, na apresentação, escreveu que frequenta a Casa Dietética desde a década de 1970 e que, desde então, recebe muitas informações e mantém uma convivência prazerosa com Dona Edith. Nas partes finais do livro, estão as frases preferidas da biografada, depoimentos de clientes e amigos, receitas e conselhos sobre nutrição de Dona Edith que, na década de 1980, fez parte do Clube dos Corredores de Porto Alegre, o Corpa.

A frase preferida de Edith é do filósofo alemão Schoppenhauer: “Saúde não é tudo. Mas sem saúde, tudo é nada”. As páginas deste livro biográfico inspiram otimismo, bom-humor, alegria, saúde, disciplina, vontade de vencer, saúde e servem, acima de tudo, de exemplo para viver com mais qualidade e felicidade.

Dona Edith segue vivendo, trabalhando, feliz por compartilhar sua saúde e sua disposição com tantos amigos e clientes. Suzana Porcello Schilling bem registrou tudo e, sabiamente, deixou que Dona Edith escrevesse as candentes palavras finais do livro.
(Jaime Cimenti)

Nenhum comentário: