quarta-feira, 24 de outubro de 2012



24 de outubro de 2012 | N° 17232
DIANA CORSO

Moonrise Kingdom

Desta vez, não há bruxas, ogros, príncipes malvados, ajudantes mágicos, animais falantes, fadas madrinhas, malvados. Mesmo assim, o clima de Moonrise Kingdom (de Wes Anderson, 2012) é de conto de fadas. Na falta de personagens fantásticos, há muita aventura: perseguições, lutas e perigos, mas o verdadeiro combate é contra os ressentimentos e frustrações que impedem as pessoas de se amarem e conectarem.

Os heróis são duas crianças apaixonadas. É um amor ainda alheio ao erotismo, o que os move é a mútua compreensão contrastante com a surdez dos que os rodeiam. Os adultos evidentemente não entendem, muito menos aceitam, o caso da menina revoltada com o escoteiro órfão e enjeitado, ambos com 12 anos.

Por isso, fogem numa jornada pela ilha onde vivem, arrastando atrás de si um exército de escoteiros, a família da menina, o policial secretamente apaixonado pela mãe dela, a assistente social que quer internar o garoto.

O casal leva consigo o que considera essencial: ele, sua parafernália de escoteiro, garantindo virilmente bem-estar e orientação; ela, uma mala de livros de fantasia e uma vitrola com discos, que sabe usar habilmente para tranquilizá-los e animá-los sempre que necessário.

Nas crianças, admiramos a autenticidade, são espíritos ainda frescos, a vida só lhes oferece possibilidades. É como se o crescimento nos condenasse a uma estreiteza hipócrita, o que não deixa de ser verdade.

A trama do filme aposta nessa idealização da infância, mas também nesse amor de principiantes. O amor costuma ser um dos nossos maiores investimentos, é nele que depositamos as maiores expectativas de plenitude e satisfação, as ilusões mais vãs. Do amor, só queremos tudo.

Não levamos fé em muita coisa neste tempo sem utopias. Afogados em desesperança, tememos como nunca a solidão, esfinge que faz perguntas irrespondíveis.

Apaixonar-se ou refugiar-se em sonhos, como fazem os artistas e as crianças quando brincam, são alívios fundamentais. Síntese de tudo isso, ao fugir em nome do seu amor, esses protagonistas infantis carregam todos nós em direção aos tesouros afetivos que ainda conservamos.

Como já ocorrera em outros filmes de Anderson (Tenenbaums, Sr. Raposo, Darjeeling), os adultos são muito neuróticos, mas guardam certa graça com suas excentricidades. São atrapalhados, mas esperançosos, e nunca desistem uns dos outros.

Esta, que considero sua obra-prima, não podia ser mais otimista nesse sentido. Concordo com ele: somos bem maluquinhos, mas, se conseguirmos nos conectar, tudo pode acabar num final feliz. Mesmo que não seja para sempre.

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