segunda-feira, 2 de julho de 2012



02 de julho de 2012 | N° 17118
LIVROS

Para cativar mais leitores

1ª Festa da Leitura começa hoje no Mercado Público

Porto Alegre sedia de hoje a sábado, no Mercado Público, a 1ª Festa da Leitura, evento promovido pelo Clube dos Editores que pretende incrementar a formação de professores e bibliotecários que atuam como mediadores entre o público leitor e as obras literárias. Todas as atividades têm entrada gratuita, e as bancas de livros oferecerão um desconto mínimo de 30% em seus títulos.

Fundado em 2003, o Clube de Editores, uma entidade sem fins lucrativos, reúne atualmente 22 editoras do Rio Grande do Sul e trabalha na difusão e no desenvolvimento da leitura. A venda de livros não será o foco do evento, mas todos os associados terão estandes no local. Minas Gerais é o Estado convidado nesta edição de estreia, e estará representado pela participação do Clube de Editoras Mineiras.

– O professor, o mediador, o bibliotecário precisam ser qualificados. Queremos aprender o que é feito com os livros dentro das bibliotecas. Como estamos sendo lidos onde devemos ser lidos? – questiona Clô Barcellos, vice-presidente do Clube de Editores gaúcho.

Pela manhã, entre 9h e 12h, serão oferecidas oficinas apresentando técnicas de mediação de leitura. As vagas são limitadas aos cem lugares disponíveis no Auditório Popular do Mercado, no segundo andar, e a entrada será garantida conforme a ordem de chegada. Ao longo da semana, participam a ONG Cirandar, o grupo Tessituras, a escritora Jane Tutikian, patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2011, e o projeto Mais Leitura, promovido pelo Sesc e focado na divulgação da obra do regionalista Simões Lopes Neto para alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

A programação do turno da tarde contará com bibliotecários de escolas e instituições com projetos voltados à contação de histórias mostrando os recursos que utilizam para cativar leitores. As sessões serão abertas ao público em geral.

– A ênfase é em como trabalhar com os livros. Um bibliotecário pode ir até lá para pegar ideias – sugere Clô.

Programação

 Ações de estímulo à leitura e oficinas de mediação de leitura abertas ao público. De hoje a sábado, das 9h às 18h, na Praça de Eventos do Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Livros com descontos a partir de 30%. Entrada franca.

MANHÃ

Das 9h às 12h, oficinas de mediação de leitura para bibliotecários e professores no Auditório Popular do Mercado (sala 10), no 2º andar. A entrada é por ordem de chegada.
Hoje: Grupo Tessituras
Amanhã: ONG Cirandar e rede de bibliotecas comunitárias de Porto Alegre
Quarta-feira: Jane Tutikian
Quinta-feira: Minicontos, com Laís Chaffe
Sexta-feira: projeto Sesc Mais Leitura – Simões Lopes Neto
Sábado: Texto e Contexto, com Christina Dias

TARDE

Entre hoje e sábado, das 14h às 18h, haverá atividades de estímulo à leitura, como contação de histórias, leitura silenciosa, leitura em público, leitura em braile e libras, leitura com música, leitura com teatro e leitura em grupo, entre outras, direcionada a crianças, adolescentes e adultos. No espaço central da Praça de Eventos do Mercado Público.

Nenhum comentário: