31
de julho de 2013 | N° 17508
VOO
BAIXO
TAM projeta cortar até mil
funcionários
A
companhia aérea TAM – parte da Latam, grupo que tem a chilena LAN como sócia
majoritária – anunciou ontem um plano para cortar até mil funcionários. A
decisão é reflexo direto dos sucessivos prejuízos e da redução da oferta de
voos da empresa no país.
A
ideia é adequar o número de tripulantes (comissários, copilotos e pilotos) ao
tamanho atual da companhia. A exemplo de outras empresas, a TAM tem
constantemente operado no vermelho – em 2012, teve perda de R$ 1,2 bilhão. Para
cortar custos, reduziu a oferta de assentos e, consequentemente, de aviões
voando.
Segundo
a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta da TAM, em junho, era
10,7% inferior à do mesmo mês de 2012. A alta do dólar também afeta as
companhias aéreas. Cerca de 60% dos custos sofrem influência do câmbio,
incluindo o principal deles, o querosene de aviação.
As
dificuldades do setor também afetam a Gol. No ano passado, a empresa teve
prejuízo ainda maior (de R$ 1,5 bilhão). Depois de comprar a Webjet e decidir
eliminar a marca, a Gol demitiu 850 funcionários no fim do ano passado. O
Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) conseguiu postergar temporariamente as
dispensas na Justiça, mas os cortes acabaram sendo efetivados em março.
O
sindicato diz que fará “jogo duro” também com a TAM. Uma nova reunião com a
companhia está marcada para amanhã. Nela a empresa vai revelar, exatamente,
quantos tripulantes serão demitidos. Se o número chegar a mil, o corte representará
mais de 10% do total atual de funcionários da categoria.
A
TAM vinha fazendo cortes em sua tripulação desde o início do ano. Conforme o
sindicato, cerca de 290 funcionários foram dispensados ao longo de 2013. A
companhia justificava que a decisão estaria ligada ao desempenho dos
profissionais, e não a uma estratégia de redução de quadros. Mas as vagas
fechadas não teriam sido repostas.
Além
de tentar reduzir o número de demissões, o sindicato quer que a empresa ofereça
condições especiais para funcionários que quiserem deixar a companhia.
850
demitidos sumariamente pela Gol quando comprou a Webjet. Agora mais 1000
demitidos pela TAM...Para esses o Governo Dilma deverá ser um excelente
Governo, vez que as razões alegadas são alta do combustível e defasagem
cambial. Já enquanto isso o Banco Itaú tem um lucro bem modesto: três e meio
Bilhões de Reais no primeiro semestre...
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