quarta-feira, 31 de julho de 2013


31 de julho de 2013 | N° 17508
VOO BAIXO

TAM projeta cortar até mil funcionários

A companhia aérea TAM – parte da Latam, grupo que tem a chilena LAN como sócia majoritária – anunciou ontem um plano para cortar até mil funcionários. A decisão é reflexo direto dos sucessivos prejuízos e da redução da oferta de voos da empresa no país.

A ideia é adequar o número de tripulantes (comissários, copilotos e pilotos) ao tamanho atual da companhia. A exemplo de outras empresas, a TAM tem constantemente operado no vermelho – em 2012, teve perda de R$ 1,2 bilhão. Para cortar custos, reduziu a oferta de assentos e, consequentemente, de aviões voando.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta da TAM, em junho, era 10,7% inferior à do mesmo mês de 2012. A alta do dólar também afeta as companhias aéreas. Cerca de 60% dos custos sofrem influência do câmbio, incluindo o principal deles, o querosene de aviação.

As dificuldades do setor também afetam a Gol. No ano passado, a empresa teve prejuízo ainda maior (de R$ 1,5 bilhão). Depois de comprar a Webjet e decidir eliminar a marca, a Gol demitiu 850 funcionários no fim do ano passado. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) conseguiu postergar temporariamente as dispensas na Justiça, mas os cortes acabaram sendo efetivados em março.

O sindicato diz que fará “jogo duro” também com a TAM. Uma nova reunião com a companhia está marcada para amanhã. Nela a empresa vai revelar, exatamente, quantos tripulantes serão demitidos. Se o número chegar a mil, o corte representará mais de 10% do total atual de funcionários da categoria.

A TAM vinha fazendo cortes em sua tripulação desde o início do ano. Conforme o sindicato, cerca de 290 funcionários foram dispensados ao longo de 2013. A companhia justificava que a decisão estaria ligada ao desempenho dos profissionais, e não a uma estratégia de redução de quadros. Mas as vagas fechadas não teriam sido repostas.

Além de tentar reduzir o número de demissões, o sindicato quer que a empresa ofereça condições especiais para funcionários que quiserem deixar a companhia.

850 demitidos sumariamente pela Gol quando comprou a Webjet. Agora mais 1000 demitidos pela TAM...Para esses o Governo Dilma deverá ser um excelente Governo, vez que as razões alegadas são alta do combustível e defasagem cambial. Já enquanto isso o Banco Itaú tem um lucro bem modesto: três e meio Bilhões de Reais no primeiro semestre...


Nenhum comentário: