terça-feira, 16 de julho de 2013


16 de julho de 2013 | N° 17493
PAULO SANT’ANA

Cai movimento no Centro

A gente assiste a essas manifestações nas ruas, sob todos os títulos eficientes, mas não se imagina como algum tipo de pessoas ou categorias se prejudicam com elas.

O comércio das ruas do centro de Porto Alegre está sofrendo muito com essas manifestações. Ontem, fui até o Centro e conversei com quatro comerciantes, quatro donos de lojas.

Eles me disseram que o movimento no Centro diminuiu entre 30 e 60%, com isso as vendas no comércio também caíram a esse nível.

Um dos comerciantes me explicou: “Seu Sant’Ana, observe só: as pessoas estão em suas casas e decidem que vão fazer compras. Entendem então que, se forem comprar no Centro, correrão riscos, as manifestações podem redundar em conflitos, às vezes até armados. Então as pessoas decidem que vão fazer as compras fora do Centro, nos shoppings ou em lojas dos arrabaldes. Com isso, nosso movimento de vendas caiu assustadoramente”.

Confesso que não tinha pensado nisso, sem contar que nos dias de passeatas no Centro, por precaução, os lojistas fecham suas lojas. Se essas passeatas no Centro se tornarem permanentes e duradouras, cairá também o preço dos imóveis comerciais na região, nas vendas e nos aluguéis.

As manifestações são elogiáveis, estão mudando ou podem mudar a cara do Brasil, mas há muita gente que se prejudica com elas, até mesmo os policiais militares e civis que se encarregam de vigiá-las, que estão se esfalfando nos seus horários de trabalho.

Se isso acontece por aqui, imaginem no Egito, onde as manifestações e as concentrações populares em um só dia da semana passada, no Cairo, causaram 51 mortes. No Egito, quem vai a uma manifestação não sabe se volta vivo dela.

Passando para o futebol, há um desconcerto entre a opinião esportiva sobre quem pode ser campeão brasileiro de 2013.

O líder do campeonato é o Coritiba. Alguém acredita que pode vir a ser o campeão?
Ninguém. O vice-líder é o Vitória da Bahia, outro em quem ninguém aposta que possa ser campeão.

O Atlético Mineiro e o Corinthians, que começaram como favoritos e pode ser que ainda o sejam, estão lá atrás na tabela, cinco e seis pontos distantes do líder.

A todas essas, Inter e Grêmio, que possuem boa tradição e times regulares, podem vir a beliscar a liderança em breve, convenci-me até de que o Inter está um pouco melhor que o Grêmio, mercê principalmente de Forlán.

De qualquer forma, essa indefinição do favoritismo, de certa forma, é uma atração para o campeonato. Afinal, se dizia que o mata-mata é melhor porque qualquer um pode ser campeão com tal sistema.


Pois agora, com pontos corridos – é incrível – também qualquer um pode ser campeão.

Nenhum comentário: