sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jaime Cimenti

Mulher capaz de tudo por amor

Sangue na neve, da escritora norte-americana Lisa Gardner, que já publicou 17 romances e figurou como best-seller número um do The New York Times, mostra, como tema central, que uma mulher é capaz de tudo para defender aquilo que ama. Lisa Gardner já recebeu muitos prêmios, foi publicada em 30 países e, atualmente, vive com sua família na Nova Inglaterra.

Entre outros sucessos, ela escreveu Viva para contar. Em Sangue na neve, a narrativa começa com a policial Tessa Leoni matando seu marido, Brian Darby.

Na aparência, o crime foi em legítima defesa. A investigadora D. D. Warren, personagem de outras obras da autora, pensa, de início, que o caso era simples. O corpo do marido cheio de hematomas, cacos de vidro pelo chão da cozinha e sinais de luta corporal mostravam que Brian teria agredido Tessa e que ela, se defendendo, teria liquidado o marido. Mas quando se abriram as investigações, a investigadora levou um susto.

Tessa Leoni não era, absolutamente, a policial imaculada que aparentava. Além de uma história com abuso de álcool, aquele não era seu primeiro homicídio “em legítima defesa” e, de mais a mais, D.D. Warren precisava saber onde tinha ido parar Sophie, a filhinha de seis anos da policial. Será que o homicídio foi mesmo em legítima defesa? Por que uma mãe seria capaz de prejudicar, intencionalmente, sua filha?

De policial correta, mulher oprimida pelos excessos do marido e mãe amorosa de uma garotinha, Tessa Leoni agora passa a ser a principal suspeita de horrores inimagináveis que envolvem sequestro, ocultação de cadáver e corrupção social. D.D. Warren, policial experiente, com mais de 12 anos de atuação na delegacia de polícia de Boston, acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso.

É uma completa imersão sensorial. Ela vai enfrentar a busca por uma criança de seis anos desaparecida, enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará, também, a quebrar os muros do corporativismo policial. Uma mulher é mesmo capaz de tudo para defender aquilo que ama?


Lisa Gardner mostra uma vez mais seu talento para escrever thrillers e, com essa trama, de três estradas para seguir e a vida de uma garotinha em jogo, vai envolvendo o leitor que, ao final, fechará a investigação e fará justiça segundo seus próprios critérios. Editora Novo Conceito, tradução de Sylvio Deutsch, 416 páginas, R$ 29,90, www.editoranovoconceito.com.br.

Nenhum comentário: