quarta-feira, 24 de julho de 2013


24 de julho de 2013 | N° 17501
ARTIGOS - Jairo Jorge*

Política e esperança

Nas ruas das cidades brasileiras uma multidão busca seu espaço e direitos. Jovens que acreditam no Brasil desejam ser construtores da nação e não meros espectadores. As pessoas buscam ser respeitadas e ouvidas, um movimento polifônico composto de dezenas de milhares de vozes entoando reivindicações, protestos e utopias.

A crítica não é contra alguém, mas é contra todos, é contra a ordem e ao mesmo tempo por uma nova ordem, não há um líder, mas uma rede, uma revolta contra o descaso, a massificação, a corrupção, a carestia, o desperdício, a impunidade e o aumento da passagem. É cada coisa fragmentada e todas as coisas ao mesmo tempo. São sentimentos diversificados e generosos, compartilhados de forma solidária pela maioria, que, de forma pacífica, expressa sua inquietude.

Os caras-pintadas do século 21 saem às ruas com milhares de cartazes de paz e esperança. Em plena era digital, as mensagens escritas à mão, expressam a pluralidade de demandas, críticas e propostas, um mosaico feito por milhões de novos sujeitos.

Há perplexidade e incompreensão por parte de muitos. Enganam-se aqueles que veem as manifestações como resultado da ação de grupos organizados, que apesar de estarem presentes, são apenas parte do elenco e não os atores principais. Não há base real para teorias conspiratórias, os jovens não são uma massa amorfa e influenciável, eles querem mudança, ética, resultados e diálogo.

As manifestações são um alerta contra a falta de qualidade dos serviços públicos, a piora sensível do padrão de vida nas metrópoles e o impacto no consumo das famílias. O Brasil vive hoje os dilemas do crescimento, mesmo com os esforços feitos nos últimos 10 anos pelos governos do PT com Lula e Dilma e de estarmos neste momento de crise numa posição favorável comparando com a realidade dos países desenvolvidos, ainda há muito que avançar.

Como legado da revolução democrática e social que está em curso no país na última década e da estabilização da economia e da moeda iniciada há 20 anos, assistimos à emergência de uma nova classe média, mais crítica e participativa, que quer mais e melhor. Essas pessoas saíram às ruas exigindo soluções dos governos, cansadas da indiferença aos problemas e da lentidão nas respostas marcadas pela política tradicional. Não é uma crítica a um governo, mas a todos que governam, essa é a grande lição que precisamos aprender com humildade.

As manifestações sacudiram o Brasil e suas instituições. A geração, que nos anos 80 enfrentou a ditadura, viu seus filhos não fugirem à luta, os jovens ocuparam as ruas e produziram o maior avanço institucional desde a Constituinte. Estamos diante de uma mudança paradigmática.


*JORNALISTA, PREFEITO DE CANOAS

Nenhum comentário: