28
de fevereiro de 2013 | N° 17357
L. F.
VERISSIMO
Slogans
Durante
15 anos, trabalhei como redator na MPM Propaganda. No fim dos 15 anos, sabia
tanto sobre como funciona ou deixa de funcionar a publicidade quanto no meu
primeiro dia. Amiúde (sempre quis usar a palavra “amiúde”!), me surpreendia com
o resultado de uma campanha publicitária ou de marquetchim. Não entendia como,
muitas vezes, boas campanhas não davam resultado enquanto outras, medíocres,
tinham efeito imediato. Mas mesmo sem, literalmente, saber o que eu estava
fazendo durante os 15 anos, foram 15 anos, alguma coisa eu aprendi.
Aprendi,
por exemplo, que o bom slogan publicitário é o que com poucas palavras tem mais
de um sentido. Quando eu estava lá, a MPM ganhou a conta da Riocell, uma
empresa de celulose que, do outro lado do Guaíba, o rio que não é rio, mandava
maus odores sobre Porto Alegre, revoltava a população e provocava críticas
ferozes da imprensa.
Dependendo
da direção do vento, o cheiro de ovo podre era mesmo insuportável. Para se
defender, a Riocell começou a instalar um sistema antifedor – filtros, ou coisa
parecida – e contratou a MPM. Para melhorar a sua imagem. Bolamos uma campanha
convidando os porto-alegrenses a visitarem a fábrica e descobrirem o que estava
sendo feito para acabar com o mau cheiro e ouvir as explicações dos seus técnicos.
O
slogan da campanha era “Conheça o outro lado”. O outro lado do Guaíba e os
argumentos contra os ataques que a Riocell sofria, o outro lado da questão. Hein?
Hein? Está bem, não era genial. Mas funcionou.
Se
alguém me pedisse (ninguém pediu) um exemplo perfeito do duplo sentido que
vende, eu responderia sem hesitar: o nome do xampu anticaspa Head and
Shoulders, ou “cabeça e ombros”.
Como
sabe quem tem, a caspa não é um problema só dos cabelos, é também dos ombros,
quando se está vestindo roupa escura. E em inglês, quando se quer dizer que
alguma coisa é muito superior a outras, se diz que está cabeça e ombros acima
das outras, “head and shoulders”. O xampu vende sua eficiência contra a caspa
nos cabelos e nos ombros e ao mesmo tempo a sua superioridade sobre as outras
marcas, com um sutil autoelogio.
Isto
tudo é para comentar o slogan – se é que é um slogan para durar e não uma frase
de ocasião – do PT, “O fim da miséria é apenas um começo”. Não sei se o slogan
acabará como exemplo de propaganda enganosa ou se a realidade vai confirmá-lo,
mas de um ponto de vista puramente publicitário é ótimo.
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