sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Jaime Cimenti

Edição compacta e atualizada de Brasil - Uma História

Brasil - Uma História - Cinco séculos de um país em construção foi a primeira obra publicada pelo jornalista, escritor, tradutor e editor Eduardo Bueno. Ele escreveu mais de trinta livros, traduziu mais de vinte, colaborou com jornais como Zero Hora e O Estado de S. Paulo e, atualmente, apresenta o The History Channel.

Os quatro primeiros volumes da coleção Terra Brasilis de Eduardo, versando sobre o Brasil colonial, venderam mais de 500 mil exemplares. Brasil - Uma História, inicialmente foi publicado em fascículos colecionáveis, nos jornais Zero Hora, O Estado de S. Paulo e Extra e narra cinco séculos de nossa história. Nessa edição compacta e atualizada, estão o governo Dilma e o julgamento do mensalão.

Para Eduardo, a história não deve ser vista apenas como uma sucessão de nomes solenes e datas vazias. Para muito além de indagações metafísicas, a história é analisada como um fluxo contínuo e dinâmico, que nos auxilia a saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos. O autor trouxe a história para fora das salas de aula e conseguiu que ela fosse objeto de conversas de bar, de papos da família em casa, de programas de TV e revistas especializadas.

O autor convida os brasileiros que não pretendem ver meras repetições em nossa história, que sintam a história pulsando nas esquinas, nos shoppings, nos presídios, nos tribunais, nas praças e becos, e onde mais estiverem as pessoas e os fatos. Eduardo Bueno, decididamente, quer nos ajudar a construir outra história, escrevendo de modo claro e sintético e sonhando em ver o Brasil como um país realmente do futuro, e não aquela nação que nunca chegará a ser o país do amanhã.

Enfim, Eduardo pretendeu e conseguiu ser o historiador de um período em que o Brasil passou pela abertura política e passou a respirar novos ares. Informações precisas, saborosas e gosto pela história brasileira tornam o volume agradável de ler e fonte de inspiração para novas obras históricas e novas ideias e ações populares. Centenas de ilustrações e fotografias dão leveza e movimento ao livro do nosso historiador pop.

As centenas de milhares de leitores e os inúmeros prêmios recebidos mostram que estamos interessados em saber o que houve nesses cinco séculos, para ir adiante nos séculos que estão por acontecer. Quem sabe a gente chega lá, quem sabe a gente estuda o que houve para não repetir os mesmos erros.  Leya, 480 páginas, R$ 29,90.

Nenhum comentário: