quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



14 de fevereiro de 2013 | N° 17343
CINEMA NA TV POR ASSINATURA | Marcelo Perrone

O VIRGEM DE 40 ANOS

(The 40 Year-Old Virgin) – De Judd Apatow. Com Steve Carell. Filme que apresentou uma nova e inspirada era da comédia americana, com Apatow e atores como Carell e Seth Rogen na linha de frente. É um tipo de humor escrachado e sem concessões centrado na figura de homens que celebram a amizade tribal e se portam como adolescentes. Comédia, EUA, 2005, 116min. TNT, 18h.

CARAMELO (Sukkar Banat) – De Nadine Labaki. Com Joanna Moukarzel. A atriz e diretora libanesa Nadine Labak, de quem se viu há pouco E Agora, Aonde Vamos?, estreou atrás das câmeras mostrando a realidade feminina em seu país, por meio das frequentadoras de um salão de beleza de Beirute. Ali, eles colocam em discussão diferentes pontos de vista comportamentais e religiosos. Comédia dramática, Líbano/França, 2007, 93min. Telecine Cult, 18h35min.

CAVALO DE GUERRA (War Horse) – De Steven Spielberg. Com Jeremy Irvine. Tributo ao cinemão americano clássico com a grandiloquência que característica de Spielberg – agora em cartaz com a cinebiografia Lincoln. Ele dosa ação e emoção na saga de um cavalo que é separado de seu jovem dono para servir às tropas britânicas nos sangrentos combates com os alemães na I Guerra. Drama, EUA, 2011, 146min. Telecine Premium, 22h.

O REFÚGIO (Le refuge) – De François Ozon. Com Isabelle Carré. Diretor prolífico que mostra talento em diferentes gêneros, Ozon tem como protagonista neste filme uma jovem viciada que acaba de ver o namorado morrer por overdose. Grávida e rejeitada pela família do rapaz, ela troca Paris pelo isolamento na Provence, onde ganha a companhia do cunhado gay. Drama França, 2009, 88min. Max, 23h50min.

ZUMBILÂNDIA (Zombieland) – De Ruben Fleischer. Com Jesse Eisenberg e Woody Harrelson. Tiração de onda com a febre que fez dos zumbis tipos ainda mais populares por conta do sucesso da série The Walking Dead. Entre os momentos mais engraçados, estão as dicas de sobrevivência no cenário apocalíptico, uma delas ensinada por Bill Murray em uma participação impagável que vale o filme. Comédia, EUA, 2009, 80min. HBO, 23h50min.

TRAÍDOS PELO DESEJO (The Crying Game) – De Neil Jordan. Com Stephen Rea e Forrest Whitaker. O enredo deságua numa impactante revelação, elemento inusitado que fez parte da promoção do filme à época do lançamento nos cinemas. Soldado britânico é sequestrado pelo grupo guerrilheiro IRA. Um dos vigias do cativeiro acaba por se aproximar e se envolver com a namorada do refém. Drama, Grã-Bretanha/Japão, 1992, 112min. TCM, 1h15min.

Não perca

O ABRIGO (Take Shelter) – De Jeff Nichols. Com Michael Shannon. Este é um imperdível suspense psicológico que venceu a Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2011, mas, inexplicavelmente, foi lançado no Brasil direto em DVD. Nichols é um diretor para se acompanhar com atenção. Seu filme seguinte, Mud, concorreu a Palma de Ouro em 20012 e foi bastante elogiado. Ambos têm com protagonista Michael Shannon, ótimo ator que costuma ser escalado como coajuvante – ele é um dos destaques do seriado Boardwalk Empire.

Em O Abrigo, Shannon vive Curtis, sujeito que, crente de que está por desabar sobre a Terra uma desgraça apocalíptica, começa a construir no quintal de sua casa um bunker, dentro do qual planeja se trancar com a mulher (vivida por Jessica Chastain, estrela da hora em Hollywood) e a filhinha. O progressivo clima de medo e violência que envolve a degradação mental de Curtis tem na condução de Nichols e seu elenco uma encenação primorosa. Suspense, EUA, 2011, 121min. Max, 18h05min.

Nenhum comentário: