quinta-feira, 7 de junho de 2012



07 de junho de 2012 | N° 17093

LETICIA WIERZCHOWSKI

Maior do que o tempo

    Um amigo postou no Facebook uma entrevista exibida na Globo News em 2010 com a atriz Fernanda Montenegro a respeito dos seus 80 anos, completados naquele ano. Vinte minutos de papo (ou melhor, 20 minutos de monólogo) que equivalem a uma aula existencial. Numa época que a passagem do tempo é encarada como a maior das angústias e que a “velhice” recebe um verniz quase infantiloide da sociedade, a genial Fernanda Montenegro mostra toda a grandeza dos anos acumulados.

Carregando nas costas incontáveis personagens de teatro, cinema, teleteatro e televisão, Fernanda (que interpreta de maneira comovente a personagem Bibiana Cambará durante a Revolução Federalista no filme de Jayme Monjardim) mostra que as memórias que nos constituem são um pouco de nós e daqueles que passaram por nós (cada um que morre é uma memória que se perde), que através dos nossos descendentes é que nos desdobraremos pelo tempo – Fernanda, grande atriz cujo talento é um dos lumiares da sua vida, cita a maternidade como outra coisa indispensável para ela: “Experiência que me transformou”.

    Fernanda Montenegro fala também da sua opção por não fazer nenhuma cirurgia plástica. Nada contra, diz, se uma alma se sente mais leve ao apagar algumas marcas do tempo estampadas no rosto, porém o medo de uma barbeiragem com o bisturi fez com que ela desistisse de grandes intervenções. Mas é adepta dos cuidados todos com a aparência. Aos 80, exibe um discurso encantador e um rosto ainda muito interessante.

    Engraçado é ver a cara meio catatônica da entrevistadora da Globo, enquanto Fernanda discorre com inaudita grandeza sobre a vida, a morte, o casamento, os filhos e Simone de Beauvoir (a atriz estava em cartaz com a peça Viver sem Tempos Mortos, baseada em escritos de Simone).

Ou a entrevistadora está pasma com Fernanda, ou ela mesma foi vítima de algum bisturi trapalhão. Em tempos de notícias instantâneas, venho eu aqui falar desse depoimento, enquanto Fernanda já caminha gloriosamente para seus 83 anos em outubro. Mas vale a pena ver de novo a grande Fernanda – ela que é um dos grandes personagens deste nosso país. Confira no link: http://tinyurl.com/6uyfcdy .

Nenhum comentário: