04
de junho de 2012 | N° 17090
L. F.
VERISSIMO
Apocalipse no bom
sentido
Paris
– Estão dizendo que este será um dos verões mais quentes da história no
Hemisfério Norte e que o do Hemisfério Sul não ficará atrás. Também estão dizendo
que estes podem ser os últimos verões da história, se as tais previsões do fim
do mundo do calendário maia se confirmarem.
Os
verões inéditos seriam o preâmbulo do Apocalipse – junto com o aumento na
frequência de terremotos e tsunamis, o número anormal de meteoros que têm se
aproximado ameaçadoramente da Terra como urubus prevendo as carcaças, e o
sentimento generalizado de que algo está fora dos eixos no nosso velho e
querido planeta.
Se a
atual primavera em Paris é uma amostra do que virá, estamos mesmo fritos,
literalmente. Mas é preciso ver sempre o lado bom das coisas. Com o calor, as
moças estão usando cada vez mais shorts, e shorts cada vez mais curtos. O
caminho para o Apocalipse não será sem atrativos.
Longa
estrada
Fomos
ver o filme que o Waltinho Salles fez do Ontheroad, do Jack Kerouak. Li
Ontheroad há muito tempo, mas acho que o filme é fiel ao livro – e este é o seu
único grande defeito. Muita coisa não precisava ter entrado no roteiro, que
ficou muito comprido e, às vezes, repetitivo. E a fidelidade do filme ao livro
significa que quem nunca achou que o Kerouak merecia tanta atenção – como eu –
também não vai achar que sua história merecia tratamento tão longo e
reverencial.
Kerouak,
com seu estilo metralhadora datilografado em rolos de papel, queria imitar na
escrita a liberdade e a criação instintiva do jazz, mas só acabou fazendo a
apologia da espontaneidade, e a espontaneidade não é uma virtude literária.
Acho eu. Mas fora tudo isto, Ontheroad é um belo filme.
Os
50
Costuma-se
pensar nos anos 50 – quando se passa a história de Kerouak – como um período de
paz e conformidade nos Estados Unidos, os aborrecidos anos dos governos Truman
e Eisenhower, quando nada de muito importante parecia estar acontecendo. Na
verdade, foram anos de guerra quente (a da Coreia) e fria, do auge do
macarthismo e do lançamento do Sputnik. Nada disto está no filme.
Mas
também foi a década da revolução cultural que significou o be-bop na música e o
surgimento da geração “beat” da qual Kerouak fazia parte, e isto – junto com a
nova mística da estrada aberta e da fuga constante pelas entranhas do país –
está bem explícito no filme, cuja trilha sonora inclui várias intervenções do
saxofonista Charlie Parker, mestre do novo jazz. Kerouak não foi a versão
literária de Parker, ou de Lenny Bruce, outro revolucionário da época. Mas fez
uma boa tentativa.
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