quarta-feira, 1 de agosto de 2012



Banco perde US$ 350 mi com Facebook

Em consequência do prejuízo com abertura de capital da rede social, lucro da maior instituição financeira suíça despenca

UBS afirma que vai processar a Nasdaq para tentar recuperar perdas com operação, realizada em maio

DE SÃO PAULO

O UBS, maior banco suíço em ativos, disse que perdeu mais de US$ 350 milhões com o IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) do Facebook e acusou a Nasdaq, Bolsa de tecnologia de Nova York, de "grosseira má gestão" da listagem das ações no mercado, segundo o "Wall Street Journal".

A aposta na rede social de Mark Zuckerberg fez com que o lucro do banco no segundo trimestre de 2012 caísse quase pela metade em um ano.

O UBS lucrou US$ 434 milhões no trimestre passado, 58% a menos que o US$ 1 bilhão de ganho no mesmo período de 2011 e 49% a menos que o resultado do primeiro trimestre deste ano.

Com a notícia, as ações do UBS recuaram 5,86%.

O banco foi um dos quatro maiores formadores de mercado no IPO do Facebook.

Agora, ele se juntou a outros investidores que têm planos de entrar na Justiça, contra a Nasdaq, para recuperar o prejuízo com a operação.

A Nasdaq não quis comentar sobre o banco suíço.

QUEDA LIVRE

As ações do Facebook na Nasdaq não param de despencar desde que começaram a ser negociadas na Bolsa. Ontem, os papéis caíram mais 6,22% -para US$ 21,71- e atingiram o menor valor da série histórica.

A perda do valor de mercado da empresa já chega a 43% em apenas dois meses e meio. Em 18 de maio, na abertura de capital da rede social na Nasdaq, a ação valia US$ 38.

Na semana passada, o presidente-executivo da Nasdaq, Robert Greifeld, aumentou -para US$ 62 milhões- o valor do plano de compensação aos afetados pelos problemas na estreia do Facebook.

"Lamentamos profundamente os problemas. Falhamos em cumprir nossos próprios padrões de qualidade", afirmou.

A decisão foi tomada após críticas ao programa inicial, de US$ 40 milhões.

As perdas dos bancos e das corretoras com a problemática estreia do Facebook não foram estimadas oficialmente. De acordo com Thomas Joyce, presidente-executivo da Knight Capital Group -outro grande formador de mercado do IPO-, o prejuízo poderia ser maior que US$ 200 milhões.

Sozinho, o grupo Knight disse, em junho, que havia perdido mais de US$ 35 milhões na abertura de capital.

Nenhum comentário: