quinta-feira, 27 de junho de 2013


27 de junho de 2013 | N° 17474
EDITORIAIS ZH

Desempenho preocupante
  
Ainda que apresentem desempenho superior à média nacional em escrita, matemática e leitura, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul encontram-se muito abaixo do que seria de se esperar nesse estágio da aprendizagem.

Segundo a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, conhecida como Prova ABC, uma realização do movimento Todos Pela Educação, os alunos gaúchos encontram-se em oitavo lugar em nível nacional em escrita, em sexto em matemática e em quinto em leitura.

Ainda conforme o levantamento, em nosso Estado apenas 35,2% dessas crianças escrevem adequadamente, conseguem resolver problemas envolvendo troca de moedas ou leitura de horas em relógios digitais ou ler de acordo com o que se espera em sua idade.

Um dos Objetivos do Milênio é o de que, até 2015, todas as crianças de ambos os sexos tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico. Já o movimento Todos pela Educação estabeleceu como diretriz até 2022 que todas as crianças sejam alfabetizadas plenamente até os oito anos ou até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Conforme os dois sistemas de objetivos, o Rio Grande do Sul está atrasado: apenas 69,6% dos alunos concluí-ram o 3º ano do Ensino Fundamental até os oito anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011. Essa performance coloca os gaúchos em sexto lugar em nível nacional e em último lugar entre os três Estados da Região Sul.


A ênfase na educação básica é recomendada por todas as organizações dedicadas a desenvolvimento humano, a começar pelas próprias Nações Unidas. Atualmente, é uma necessidade imposta pela própria transformação produtiva em curso no mundo. Não é possível imaginar que nosso país possa se firmar como nação desenvolvida se não superar as históricas limitações em matéria de educação, garantindo a milhões de brasileiros um lugar ao sol no século 21.

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