27
de junho de 2013 | N° 17474
EDITORIAIS
ZH
Desempenho
preocupante
Ainda
que apresentem desempenho superior à média nacional em escrita, matemática e
leitura, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul
encontram-se muito abaixo do que seria de se esperar nesse estágio da
aprendizagem.
Segundo
a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, conhecida como Prova
ABC, uma realização do movimento Todos Pela Educação, os alunos gaúchos
encontram-se em oitavo lugar em nível nacional em escrita, em sexto em matemática
e em quinto em leitura.
Ainda
conforme o levantamento, em nosso Estado apenas 35,2% dessas crianças escrevem
adequadamente, conseguem resolver problemas envolvendo troca de moedas ou
leitura de horas em relógios digitais ou ler de acordo com o que se espera em
sua idade.
Um
dos Objetivos do Milênio é o de que, até 2015, todas as crianças de ambos os
sexos tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico. Já o
movimento Todos pela Educação estabeleceu como diretriz até 2022 que todas as
crianças sejam alfabetizadas plenamente até os oito anos ou até o 3º ano do
Ensino Fundamental.
Conforme
os dois sistemas de objetivos, o Rio Grande do Sul está atrasado: apenas 69,6%
dos alunos concluí-ram o 3º ano do Ensino Fundamental até os oito anos, segundo
a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011. Essa performance
coloca os gaúchos em sexto lugar em nível nacional e em último lugar entre os
três Estados da Região Sul.
A
ênfase na educação básica é recomendada por todas as organizações dedicadas a
desenvolvimento humano, a começar pelas próprias Nações Unidas. Atualmente, é
uma necessidade imposta pela própria transformação produtiva em curso no mundo.
Não é possível imaginar que nosso país possa se firmar como nação desenvolvida
se não superar as históricas limitações em matéria de educação, garantindo a
milhões de brasileiros um lugar ao sol no século 21.
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