20
de junho de 2013 | N° 17467
ARTIGOS
- Maria Cecília Medeiros de Farias Kother*
Compreender a Educação
A
educação efetiva-se de forma completa no processo que envolve ensinar e
aprender. Isso implica a integração, a interação, a amplitude e a complexidade
que permeiam o resultado previsto e consequente da educação.
A
educação tem início no ensinar, mas não é finita no aprender. O ciclo formal da
educação é de relativa conclusão: pode acabar no final do planejado, mas não
inclui nem se esgota na conclusão desse acabado. Ao contrário, a educação abre-se
para a necessidade da continuidade que o conhecimento, iniciado e nele mesmo
embutido, impõe pela extensão inesgotável regulada por essas implicações
internas e dinâmicas no seu próprio envolvimento.
O
instrumento-objeto da educação, objetiva e subjetiva, vem a ser o conhecimento
na forma teórica, prática, material, abstrata, filosófica, específica e genérica,
gerado no ato de aprender. Os avanços do campo da educação geram, acompanham,
promovem e ultrapassam o seu próprio desenvolvimento enquanto propulsores dele
mesmo.
O
questionamento que vem acompanhando a educação, para não perder a sua
objetividade, precisa ser freado para não descambar para um clima de excesso
demasiado e destrutivo. A amplitude e permeabilidade da responsabilidade, pelos
efeitos resultantes da educação que cabem aos homens, seus agentes na ação, na
omissão e nas respectivas consequências destas, são incontroláveis e, por isso,
passíveis de análise e críticas.
Participar
da educação como sujeito do processo formativo e informativo que dela emerge é necessário
para a realização da vida pessoal, social e profissional enquanto patamar
norteador da vida das pessoas. Por outro lado, esse estágio, sem um
direcionamento aprofundado e específico, não qualifica todos para tudo, embora
seja ele fundamentado em um processo educativo.
Isso
significa que falar em educação requer, além da vivência, uma qualificação
específica para analisá-la como processo complexo e infinito nos meandros que,
gerados e fundamentados por ela mesma, implicam compreender o que é compreender
e entender a educação no seu todo.
*
Vice-presidente da Federasul
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