17
de junho de 2013 | N° 17464
L.
F. VERISSIMO
16 de junho
Ontem,
16 de junho, foi o “Bloomsday”, um dia na vida de Leopold Bloom em Dublin,
narrado por James Joyce no seu Ulysses.
Estive
uma vez em Dublin. De certa maneira, conhecer Dublin é trair James Joyce.
Stephen Dedalus, o herói autobiográfico de Joyce, precisou trocar a
familiaridade de Dublin pelo silêncio e a sabedoria do exílio – “silence, exile
and cunning” – para começar a forjar, na usina da sua alma, a consciência ainda
por criar da sua raça, como anunciou, com típica grandiloquência irlandesa, no
final de Retrato do Artista quando Jovem. Dedalus/Joyce voltou a Dublin na
memória e a transformou num lugar mítico, uma das cidades-chaves da literatura
moderna, em Ulysses e Finnegans Wake.
Mas
você não chega à Dublin transfigurada de Joyce, chega apenas a outra capital do
McMundo. O Rio Lifey, mesmo com uma simbólica lua cheia em cima, é apenas um
rio que divide a cidade, não é o rio recorrente da vida que passa pelo Éden e
deságua em si mesmo, ou Anna Livia Plurabelle, a mulher-rio, de Finnegans Wake.
Nem o homem sentado ao seu lado no “pub” é a condição humana incorporada na
última versão do Leopold Bloom. Aliás, provavelmente é um turista alemão, nada
mais longe da condição humana.
A
cidade dá a devida atenção a Joyce. Há uma estátua dele numa rua central, um
centro de estudos e um museu com seu nome e um Hotel Bloom (com um previsível
Molly Bar, em homenagem à lânguida sra. Bloom, cujo “stream of consciousness”
em Ulysses fez história literária e escândalo e levou o livro a ser proibido em
vários países). Imagino que o dia 16 de junho em que se passa toda a ação de
Ulysses seja comemorado de algum modo na cidade.
Mas
é impossível evitar a sensação de que Joyce representa para Dublin o mesmo
problema que Freud representa para Viena. São dois filhos complicados, com
ideias e obras não facilmente reduzíveis para folhetos turísticos, e que têm
pouco a ver com o espírito do lugar. Em Viena, o desconforto é maior. A Dublin
mitificada de Joyce, afinal, não era um lugar lúgubre. Já Freud lembra tudo que
a cidade da valsa e da torta de chocolate nem quer saber.
Mas
a Dublin que a gente espera é a vista do exílio, o que quer dizer que chega-se
lá para desconhecê-la. Depois de passar quatro dias em Dublin e gostar da sua
jovialidade e alegre familiaridade, você se sente tentado a pedir desculpas a
Joyce. Por confraternizar com o inimigo.
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