quinta-feira, 15 de novembro de 2012



15 de novembro de 2012 | N° 17254
DNA EMPREENDEDOR

Jovens inspiram novos negócios

Encontro realizado em Porto Alegre incentiva troca de experiências entre casos de sucesso por meio de palestras e oficinas

Uma série de atividades procura nesta semana estimular gaúchos a se tornarem empreendedores de sucesso ao revelar histórias e estratégias que vêm obtendo bons resultados. Eventos como palestras e oficinas – muitas gratuitas – fazem parte da Semana Global do Empreendedorismo, que mobiliza especialistas e empresários em 125 países até o próximo domingo.

No Estado, a programação é coordenada pelo escritório regional da ONG internacional Endeavor. A ideia é inspirar empreendedores a abrir as portas de novos negócios e aprimorar o desempenho de quem sobrevive por conta própria. Desde segunda-feira, atividades levam aos interessados histórias sobre empreendedorismo, como a do gaúcho Cristiano Zanin, 30 anos.

Há pouco mais de um ano, Zanin reforçava a renda alugando um dos quartos onde morava com amigos. Hoje, com um sócio, é dono de um hostel (albergue com quartos coletivos) com 66 leitos e ocupação acima do previsto para um negócio com menos de seis meses de existência.

– Aquela experiência ajudou a mostrar que o hostel era possível, que havia público para esse tipo de hospedagem – diz Zanin.

Depois de abandonar um emprego para se dedicar ao lançamento do projeto, Zanin voltou a dividir o tempo como empresário e funcionário do portal Hagah. Zanin conta que o desejo de criar um negócio começou a ganhar forma durante uma viagem à Austrália. Lá, viveu por cerca de um mês em um albergue. No retorno, trabalhou como consultor de viagens. Ao combinar as duas experiências, lançou o BomFim Hostel.

– A principal recomendação a quem planeja começar um negócio é ter paixão pela área na qual se vai trabalhar – resume.

A responsável pela área de cultura e educação da Endeavor Rio Grande do Sul, Vanessa Pereira, diz que a semana tem enfoque voltado para o público em geral.

– Queremos que o participante venha, se inspire e saia pronto para colocar algo novo na sua empresa ou na sua vida – afirma Vanessa.

A Endeavor está presente em 11 países e promove o empreendedorismo como solução para o desenvolvimento. A filial gaúcha tem como mentores os empresários Nelson Sirotsky (RBS), José Galló (Lojas Renner) e Ricardo Vontobel (Vonpar).

juliana.bublitz@zerohora.com.br

Nenhum comentário: