terça-feira, 20 de novembro de 2012



20 de novembro de 2012 | N° 17259
PAULO SANT’ANA

A esperteza de Luxemburgo

Negócio seguinte: há garagens do Centro que cobram por duas horas de estacionamento R$ 12. Por duas horas: R$ 14. É um preço razoável e justo.

Mas acontece que há garagens da cidade que estão cobrando R$ 40 ou R$ 45 por três horas de estacionamento. Isso é um roubo, um assalto, uma vergonha.

E não se pejam de explorar assim os cidadãos?

Fiquei maravilhado com as instalações do setor de neonatologia e com a maternidade do Hospital de Clínicas, onde fui visitar um bebê e a parturiente.

Bem equipados, higiene perfeita, atendidos por enfermeiras, auxiliares e médicos que me dedicaram a máxima cordialidade.

E tudo isso pelo SUS.

Tem coisas do SUS que são espetaculares.

Um frei capuchinho ficaria ruborizado se adivinhasse o que estou pensando do treinador Vanderlei Luxemburgo, depois que ele fez uma proposta salarial a Fábio Koff, a proposta foi aceita e o Luxemburgo disse anteontem que ainda vai falar com a família para decidir se permanece no Grêmio.

Mas como? Fez a proposta, que foi aceita e vem com essa conversa mole de que tem de consultar a família.

Não é um gesto aceitável.

Estávamos acostumados aqui a lidar com pessoas de palavra, não movediças e não mercuriais.

Grande decepção, mas quem viu a passagem de Luxemburgo pela Seleção Brasileira não se surpreende, naquela ocasião ele ficou com o rei na barriga.

Isso não absolve Fábio Koff de ter sido lento.

O leitor e ouvinte Oscar Fernando Allgayer (oscar@allgayer.com.br) mandou a seguinte mensagem para esta coluna:

“Prezado Sant’Ana: tive a honra de ser escolhido o ‘torcedor no Sala’ da última sexta-feira. Minha homenagem foi à sua pessoa, que, embora gremista, é com quem mais me identifico, pela infância descrita em várias colunas, nas ruas da Glória e do Partenon.

Lamentei pela sua ausência, pois me sentiria muito honrado em dividir a mesa com sua genialidade. Fui muito bem recebido por todos e guardarei para a eternidade esta distinção. Segue abaixo o texto de minha homenagem. Grande abraço e sucesso.

‘Simpatizo e admiro todos os integrantes do Sala, do neófito David com o potencial de um Golias. Do gremista Cacalo com sua pretensão a Campeão de Tudo. Do colorado Kenny e sua consagração como tal. Do Wianey e sua contestação de tudo. Do Lauro e sua obstinação total. Ao Pedro por sua liderança natural.

Mas com quem realmente me identifico, como menino de origem pobre das ruas do Partenon, das caçadas de passarinhos nos fundos do São Pedro, das incursões à pedreira do morro da Polícia, das matinés do Miramar, das descidas de carro de lomba na Tobias Barreto, das festas de gala no Partenon TC com o mesmo Kichute das peladas da Jaime Teles, é deste Gênio, por sorte Gaúcho, cidadão do mundo, Mestre Paulo Sant’Ana’”.

Nenhum comentário: