quarta-feira, 14 de novembro de 2012



14 de novembro de 2012 | N° 17253
PAULO SANT’ANA

Escândalo invisível

O programa Bem Amigos homenageou o Fluminense pela conquista do título brasileiro e levou o treinador Abel Braga para ser entrevistado.

Tudo bem, homenagem justa, eu me associo a ela.

Só que o programa omitiu a verdade em vários pontos.

Ninguém disse no programa que, no início do segundo turno, o Fluminense foi alarmantemente favorecido com quatro ou cinco erros decisivos de arbitragem que o levaram a quatro ou cinco vitórias. O Brasil inteiro escancarou pela imprensa esses escândalos que deram de bandeja ilícita, no mínimo, 12 pontos desonestos ao Fluminense.

Ninguém disse também no Bem Amigos que o Fluminense vai completar 22 jogos, neste Brasileirão, no Rio de Janeiro, 16 jogos no Engenhão e os outros em São Januário, Volta Redonda etc.

Enquanto isso, o Grêmio jogará apenas 20 jogos em Porto Alegre, 19 no Olímpico e um no Beira-Rio.

Esta fórmula esdrúxula dá mais jogos ao Fluminense (22 em sua cidade) do que ao Grêmio e ao Inter, por exemplo, pois cada um só joga 20 partidas.

É desigual.

Mas o mais claro escândalo vou citá-lo agora: Fred e Ronaldinho Gaúcho, sem dúvida os dois melhores jogadores deste Brasileirão, nunca foram convocados para a Seleção Brasileira. Isso é de um absurdo clamoroso.

Vou só dar um exemplo: Leandro Damião foi impedido, olhem bem o escândalo, de jogar 16 partidas pelo Internacional porque estava a serviço da Seleção Brasileira.

Notem bem: Fred, o melhor centroavante do Brasil, não foi convocado para nenhuma partida da Seleção Brasileira. Visivelmente havia na CBF um amigo secreto do Fluminense, que mexia com essas coisas que ajudaram no título.

O escândalo é tanto maior porque anteontem, pasmem meus leitores e leitoras, Fred foi convocado para a Seleção Brasileira por Mano Menezes, um dia depois de o Fluminense ter conquistado o título. Nunca vi escândalo maior, isto é, depois que conquistaram o título, Fred e outros jogadores do Fluminense foram convocados para a Seleção Brasileira. Antes da conquista do título, nenhum deles foi lembrado pela CBF.

Enquanto isso, Leandro Damião, do Internacional, não pôde jogar pelo seu clube 16 partidas, porque estava a serviço da Seleção.

Isto é uma imoralidade. Isso foi feito diante da vista de milhões de p
essoas, de toda a imprensa, e ninguém disse nada.

Então o Bem Amigos, a par de fazer uma homenagem justa ao Fluminense pelo título, omitiu anteontem essas verdades.

Como está provado nesta coluna ineditamente no Brasil, o título do Fluminense foi luminoso, mas trazia a maculá-lo várias manchas de visível e desonesto protecionismo, por parte da CBF e por parte de alguns árbitros.

Esta verdade só podem tê-la conhecido os privilegiados leitores desta coluna.

Um dia depois da conquista do Fluminense, finalmente Fred ser convocado para a Seleção Brasileira, isto é uma monstruosa imoralidade.

Nenhum comentário: