sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Jaime Cimenti

Rio Grande do Sim

Ao completar seus 50 anos, a gloriosa ADVB/RS, no 21º Congresso de Marketing que realizou há poucos dias, propôs ideias instigantes para que nosso Rio Grande aumente o PIB, melhore seu desempenho e retome posições no cenário nacional. Propôs que a gente diga menos não, largue, um pouco ao menos, a cultura do conflito e faça com que as divergências não se tornem um fim em si, mas apenas o início de uma união em prol da construção coletiva do Estado.

Em tempos de globalização, há quem diga que o dinheiro e a competência devem tomar conta, não importando a geografia, os costumes, a cultura local etc. Menos, não é? Não podemos deixar que negócios com empresas de outros estados ou países simplesmente aconteçam e que a gente ande para trás.

Diz uma velha piada que, se propões um negócio para um nordestino, ele pergunta: o que eu vou ganhar? Se propões para um paulista, ele diz: quanto vamos ganhar e, para a proposta, o gaúcho responderia: quando tu vais ganhar?

Isto é piada, claro, mas mostra um pouco da coisa. Acho simpática, oportuna e importante a iniciativa da ADVB/RS. Acima de ideologias, de preferências futebolísticas ou político-partidárias, temos de pensar em nossos filhos, netos e bisnetos e no desenvolvimento sustentado de nosso querido Rio Grande.

Para não dizerem que não falei de flores concretas, lanço uma sugestão: a realização de uma Festa do Rio Grande, em que todos nós, rio-grandenses, participaríamos com serviços, produtos, ideias, bens culturais, artísticos etc. Todas as regiões do Estado, todas as etnias e todos os segmentos econômicos, sociais, políticos, culturais e etc compareceriam.

Sei que a ideia é gigante, sei que muitos já devem estar torcendo o nariz e sei que não é fácil. Mas é um início de conversa que proponho, até para prestigiar a ideia da ADVB/RS, que merece atenção. Se a gente não se Raoni, a gente se Sting. Para a gurizada: Raoni era um cacique e Sting um roqueiro simpático às causas ecológicas.

Pois é, estou com a ADVB e acho que metade da festa pode ser no Beira-Rio e metade na Arena, cada um trajando o que achar melhor, cada um com suas características e preferências, mas, ao fim e ao cabo, todos pensando que essa terra tem donos que se unem. Como imaginou o John Lennon, que foi traçar sonhos lá na padaria do andar de cima, você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único e espero que você se junte para que o Rio Grande do Sul o seja de muitos, um baita Rio Grande do Sim.

Jaime Cimenti

Nenhum comentário: