sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Jaime Cimenti

Obra-prima de Freud direto do alemão

A interpretação dos sonhos é considerado por muitos como o maior trabalho de Sigmund Freud (1856-1939), pai da psicanálise e um dos maiores e mais influentes pensadores do século XX. A obra foi lançada em 1899, inaugurou a psicanálise e é considerada uma das obras fundadoras da contemporaneidade.

Pela primeira vez traduzida direto do original em alemão por Renato Zwick, a criação que mudou os rumos do pensamento do século XX  é apresentada em dois volumes, com revisão técnica e prefácio de Tania Rivera e ensaio biobibliográfico assinado por Paulo Endo e Edson Souza.

Nos dois volumes da obra - em versão pocket e reunidos numa caixa especial - estão os prefácios às segunda, terceira, quarta, quinta, sexta  e oitava edições, bem como todas as notas e comentários do autor à obra, adicionados ao longo de sua vida e, ainda, índice de sonhos, nomes e símbolos. Como se vê, uma edição histórica que está à altura de um dos livros considerados fundamentais para qualquer biblioteca.

O texto que mudou para sempre a maneira de perceber o ser humano, além de apresentar novíssimas perspectivas sobre a natureza e os significados dos sonhos, antes considerados apenas resquícios da vida diurna, mostra Freud postulando uma instância até então desconhecida da psiquê humana: o inconsciente.

A descoberta da existência de um continente praticamente inacessado da “alma” humana abriu um imenso leque de possibilidades de estudos científicos e psicanalíticos para Freud e seus seguidores, e até hoje as revelações influenciam as ciências, as artes e a cultura de um modo geral.

“Nas páginas seguintes, demonstrarei que existe uma técnica psicológica que permite interpretar sonhos, e que, mediante a aplicação desse procedimento, todo sonho se mostra como uma formação de pleno sentido que pode ser incluída num ponto determinável da atividade psíquica do estado de vigília”, escreveu Freud no início de seu monumental trabalho, fiel ao seu estilo claro, didático e sempre revelador de um pensamento criativo e revolucionário.

Mesmo depois de tantas décadas de estudos e evoluções nos estudos psicanalíticos, e mesmo depois de incontáveis livros e ideias sobre o tema,

A interpretação dos sonhos segue como clássico insubstituível e imprescindível para todos quantos queiram saber sobre zonas iluminadas e escuras da alma humana. L&PM Pocket, 400 e 352 páginas, R$ 28,00 cada, podendo os volumes serem adquiridos separadamente. 

Nenhum comentário: