sexta-feira, 16 de novembro de 2012



16 de novembro de 2012 | N° 17255
GRÊMIO

Sem título. De novo

Grêmio sai ganhando, mas recua demais, perde por 3 a 1 para o Millonarios e dá adeus à Copa Sul-Americana. Resta brigar para ser vice do Brasileirão

Na altitude de 2,6 mil metros de Bogotá, e com um sofrimento que se prolongou por toda a segunda etapa, o Grêmio caiu fora ontem da Copa Sul-Americana. Batido por 3 a 1 pelo Millonarios no El Campín, viu ruir a chance de chegar às semifinais. Assim, vê o ano terminar sem título, frustração atenuada pela conquista de vaga na Libertadores. Terminada a partida, houve revolta contra a arbitragem, pelo pênalti duvidoso que resultou no terceiro gol colombiano.

O Grêmio fez um primeiro tempo irrepreensível taticamente. O time de Luxemburgo ocupou todos os espaços, desconhecendo possíveis problemas com a altitude. Gilberto Silva e Werley cortaram os cruzamentos, Léo Gago preencheu o lado esquerdo, compensando erros do inseguro Pico, Fernando e Souza protegeram a zaga e Zé Roberto, livre para criar, lembrou os antigos ponteiros.

A superioridade foi confirmada pelo gol de Werley. A 12 minutos, Léo Gago bateu falta, o goleiro soltou, Moreno tentou a conclusão e o zagueirofez 1 a 0. A essa altura, já não se ouviam mais ruídos na torcida.

Depois do gol, o Grêmio recuou de forma perigosa, deixando só Moreno na frente. E passou a dar os espaços ao Millonarios. Com malícia, Rentería e Cosme se jogavam dentro da área, simulando pênaltis. O empate esteve perto em chutes de Candelo, que passou pelo lado esquerdo, e de Rentería, salvo sobre a linha por Werley.

A pressão aumentou na segunda etapa. Primeiro, Rentería acertou a trave em chute de fora da área. Em seguida, Cosme empatou.

A vantagem ainda era grande, mas Luxa entendeu que era o momento de recorrer a Elano e Kleber, preservados. Primeiro entrou o meia, no lugar de Marco Antonio, com a missão de qualificar a ligação entre o meio e o ataque. Só que Kleber, substituto de Moreno, voltou a sentir o tornozelo esquerdo na primeira dividida e foi obrigado a dar lugar a André Lima.

Os minutos finais foram de pânico, a partir do segundo gol, em cabeceio de Rentería, aos 35. Já nos acréscimos, o árbitro marcou pênalti de Werley em Martínez. Na cobrança, Rentería sepultou a chance de classificação. Após o apito final, Saimon chegou a empurrar um dos bandeirinhas, que depois foi agredido por Elano.

LUÍS HENRIQUE BENFICA | ENVIADO ESPECIAL/BOGOTÁ

Nenhum comentário: