quinta-feira, 15 de novembro de 2012


KENNETH MAXWELL

Haiti

O Haiti é o país mais pobre do hemisfério Ocidental.

A supertempestade Sandy devastou as áreas costeiras de Nova Jersey e inundou algumas porções da cidade de Nova York. A energia ainda não voltou em todas as regiões afetadas e o governador Andrew Cuomo ordenou um inquérito sobre a ineficiência das companhias de energia, enquanto o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, estabelecia novos abrigos para as pessoas desprovidas de eletricidade, aquecimento e água quente.

Mas a supertempestade Sandy também atingiu o Haiti, onde 400 mil pessoas continuam a viver precariamente em esquálidos acampamentos. A reconstrução após o grande terremoto de 2010 vem sendo dolorosamente lenta, e boa parte da assistência internacional prometida não chegou.

É curioso que, neste exato momento, uma nova onda historiográfica esteja reexaminando a Revolução Haitiana. No começo da década de 1780, a colônia francesa de Saint-Domingue era considerada a mais rica do mundo, produzindo metade do açúcar e do café consumidos na Europa e nas Américas. Saint-Domingue era conhecida como "a pérola das Antilhas", e foi um dos grandes importadores de escravos africanos. Em 1789, mais de dois terços dos escravos no Haiti eram nascidos na África.

Em agosto de 1791, os cativos do Haiti se sublevaram na maior rebelião de escravos da história moderna, o que forçou a Revolução Francesa a considerar a questão da escravatura. Em 1793, as autoridades coloniais francesas começaram a promover a abolição da escravatura, por decreto, e, em fevereiro de 1794, a Assembleia Nacional francesa pôs fim à escravidão nas colônias do país, ratificando o que já havia ocorrido na prática.

Mas o exemplo do Haiti se provou limitado. Em 1802, Napoleão reverteu a política anterior ao proibir negros, mulatos e pessoas de cor de entrarem na França, proibição reiterada em 1806 e 1817. No Império francês, a emancipação de 1794 foi rescindida.

Em 1804, quando o Haiti se tornou o segundo país independente a surgir nas Américas, o comércio de escravos voltou a florescer em Guadalupe e na Martinica.

Nos EUA, a escravidão continuou forte no Sul. Cuba suplantou o Haiti e se tornou o maior produtor mundial de açúcar e um dos grandes importadores de escravos africanos. Simón Bolívar havia assumido o compromisso de abolir a escravidão na Venezuela quando recebeu asilo e assistência do Haiti. Tentou cumprir a promessa, mas a escravidão só foi abolida na Venezuela em 1854.

Mais ou menos como no Brasil, onde, a despeito de compromissos assumidos em tratado, o comércio de escravos continuou até 1850 e a escravatura só terminou em 1888.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Nenhum comentário: