segunda-feira, 2 de março de 2015


02 de março de 2015 | N° 18089
MOISÉS MENDES

A cor do corrupto

A polêmica do vestido que muda de cor, conforme quem olha, é o fenômeno que explica o Brasil. Quem perdeu esse debate está desconectado da realidade. O Brasil é hoje o país em que até uma greve antes cinzenta passou a ser cor-de-rosa.

Nunca antes, os caminhoneiros imaginaram que um dia teriam tanto apoio. Gente que combateu greves durante toda a vida, porque só via o lado sombrio de uma paralisação, saiu às ruas em apoio aos caminhoneiros. Tudo agora é bonito e ensolarado na greve dos caminhoneiros.

É o auge da confusão das cores. Gente que pede intervenção militar nas esquinas e que se queixa do monte de pobre que agora tem carro (e caminhão) transformou-se nos novos apoiadores das greves.

O movimento dos caminhoneiros mobiliza daltônicos de toda espécie. Há confusão de cores também na corrupção. Corruptos podem mudar de cor. Alguns deles, bem coloridos, dos anos 90, devem ser anistiados, ou porque foram corrompidos há muito tempo ou porque roubaram pouco. São os corruptos-aquarela.

Amanhã deve sair a lista do Ministério Público com os políticos que podem ter recebido dinheiro do esquema Lava-Jato. Já circulam na imprensa as listas de nomes dos mais variados partidos que receberam dinheiro de empreiteiras.

Mas esses, das listas que já circulam, e que teriam declarado as doações, se autoanistiaram. São os amigos dourados dos empreiteiros.

Os políticos dourados são um tipo especial de gente. Muitos deles poderão também estar nas listas do MP, que serão encaminhadas ao Supremo e ao STJ, mas têm tudo para escapar mais adiante, como já fizeram suspeitos amarelos, vermelhos, azuis.

Você olha para um corrupto dourado e sabe que ele já foi bronze e prata. São os que evoluem e escapam de punições. Outros mantêm várias cores que os imunizam. E outros são incolores. E assim o Brasil vai virando um arco-íris.


Os cientistas já explicaram por que nosso olhar pode fazer com que o tal vestido que mobilizou as redes sociais tenha várias cores. Mas não há como transferir a explicação para a política. Agora mesmo, eu estava olhando no jornal a foto de um corrupto amarelo que de repente ficou roxo. Mas tem gente que só vê corrupto vermelho.

Nenhum comentário: