sábado, 14 de março de 2015


14 de março de 2015 | N° 18101
NÍLSON SOUZA

TEMPO DE TRAVESSIA

Gosto de histórias sobre travessias. Deve ser uma herança genética dos meus trisavós açorianos que cruzaram o Atlântico para construir este Porto dos Casais onde nasci, dois séculos depois daquela aventura motivada pela fome. A vida é uma travessia, para alguns entre o acaso e o nada, para outros entre o primeiro choro e o sono eterno, para todos – independentemente de crenças ou descrenças – entre o embarque e o desembarque neste planeta que também cumpre a sua viagem galáctica.

Já que filosofo, lembro um texto que li sobre Sidarta Gautama. Numa de suas andanças, Buda encontrou um monge solitário que vivia à beira de um rio. O homem relatou-lhe, orgulhoso, seus progressos espirituais alcançados depois de 40 anos de meditação. Aprendera a levitar e era capaz de transportar-se para o outro lado do rio sem molhar os pés. Sidarta, então, comentou:

– Não teria sido mais fácil e rápido atravessar o rio utilizando-se do seu barco?

Moral da história: de nada adianta o conhecimento e o poder se eles forem utilizados apenas em benefício próprio.

Corta para o Brasil. Estamos vivendo um momento turbulento da nossa travessia histórica entre a Terra de Santa Cruz, que os portugueses surripiaram dos índios, e a pátria amada dos sonhos de todos nós, gigante pela própria natureza, próspera e justa. Para ficarmos com a imagem dos navegadores, parecemos, neste momento, mais uma nau à deriva do que propriamente um barco com timão, rumo e comando. Uma nau de insensatos, se juntarmos CPIs, manifestações de rua e bateção de panelas. A sensação é de que, se não aprendermos a levitar, vamos todos molhar os pés.

Mas sempre é bom lembrar que se trata apenas de uma travessia, a exemplo de tantas outras que já fizemos ao longo da nossa existência como nação. Tudo isso que está aí vai passar, como na canção de Chico Buarque com os seus versos premonitórios: “Dormia/ A nossa pátria mãe tão distraída/ Sem perceber que era subtraída/ Em tenebrosas transações”.


De quando em quando, acordamos. Ainda não dá para ver a outra margem, pois o nevoeiro continua denso. Mas a algum lugar vamos chegar. Basta continuar remando. Outro poeta, Fernando Pessoa, ensinou: “É tempo de travessia. Se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Nenhum comentário: