sexta-feira, 13 de março de 2015

Jaime Cimenti

Por que engordamos?

Dietas e exercícios físicos têm sido temas de infindáveis matérias em mídias eletrônicas, revistas, jornais e em livros que se sucedem. Não é para menos. A obesidade é hoje uma epidemia de proporções mundiais. No Brasil, quase metade da população está acima do peso. Segundo as autoridades da área, cujas opiniões estão na mídia, a culpa é a comida em excesso e o comportamento sedentário. Ingerimos mais calorias do que necessitamos.

O jornalista científico Gary Taubes questiona fortemente essa opinião. Ele acha que comemos mais por estarmos engordando. Mostra que, ao engordar, o corpo precisa de mais energia e produz mais insulina, produzindo aquela sensação de fome infinita.

Por que engordamos e o que fazer para evitar (L&PM Editores, 290 páginas, tradução de Janaína Marcoantonio) do jornalista e estudioso de física Gary Taubes, nascido em Nova Iorque em 1956 e autor, entre outros, de Good calories, bad calories, de 2007, foi best-seller do The New York Times.

Taubes é considerado um dos maiores jornalistas científicos do momento. Segundo o prestigiado jornal, Taubes subverte tudo o que se sabia sobre dieta e exercício físico. O autor analisa a disfunção metabólica e os regimes sob outro ângulo. Com coragem, tenta mudar a ideia tradicional sobre dietas que impera nos últimos 80 anos.

A obra não substitui orientações médicas, mas as informações detalhadíssimas permitem aos leitores tomar decisões fundamentadas sobre saúde. Mudança alimentar, nova filosofia de vida e troca de hábitos podem nos ajudar a interromper o círculo vicioso engorda-emagrece.

Taubes nos faz olhar de modo diferente para a pirâmide alimentar, as calorias e para a dieta diária. Nas páginas finais, o autor apresenta uma dietas sem açúcares nem amidos e dezenas de referências bibliográficas. Para o autor, a melhor dieta é a que restringe carboidratos e açúcar.

Enfim, numa área tão importante, de impacto na saúde pública mundial e que se presta a opiniões tão diversas, vem bem a obra de Taubes. Claro que muitos não vão concordar, mas não há como negar o embasamento científico do livro e a novidade que ele apresenta. É importante frisar que o autor trabalhou com raciocínio lógico e fontes primárias e que o livro resultou de elaborações de aproximadamente 10 anos. Não se trata, como se vê, nem de longe, de sensacionalismo ou de aproveitamento da ansiedade que o tema quase sempre inspira.

Nenhum comentário: