sábado, 21 de março de 2015


21 de março de 2015 | N° 18108
NÍLSON SOUZA

SENHORAS IDOSAS

As redes sociais, esses tribunais sem apelação da pós-modernidade, foram implacáveis com a presidente Dilma Rousseff quando ela disse que “a corrupção não só é uma senhora bastante idosa neste país, como ela não poupa ninguém”. Imediatamente, os espirituosos de plantão bateram suas panelas virtuais: “É verdade, ela tem 67 anos, foi guerrilheira e continua aterrorizando o país em Brasília”. Tem lá a sua graça, mas tanto a imagem infeliz da fala presidencial quanto o troco soam preconceituosos. Velhas senhoras, com raríssimas exceções, costumam ser inofensivas, pacíficas, crédulas até.

Mas tudo tem limite. Lembram da Velhinha de Taubaté, personagem imortal do nosso Luis Fernando Verissimo? Pois ela foi suicidada pelo autor, aos 90 anos, no auge do mensalão, supostamente decepcionada com o Palocci – segundo a crônica-epitáfio do talentoso escritor.

Ele deixou no ar a suspeita de veneno no chá ou nos bolinhos de polvilho, mas – como no caso de Jango e, mais recentemente, do promotor argentino que acusava a senhora Kirchner – parece que os exames laboratoriais também foram inconclusivos. Não importa. O que interessa é que a velhinha da ficção foi a última brasileira a acreditar em tudo o que o governo dizia. Todos os governos, vale lembrar. Agora, ninguém mais acredita.

Não há mais velhinhas de Taubaté neste país ferido pela corrupção e dividido pelo antagonismo político.

E não é por falta de gente experiente. O Brasil tem cada vez mais idosos, em sua maioria conscientes, produtivos e íntegros. O país está envelhecendo, a chamada terceira idade já representa o percentual expressivo de 13% da população. Os brasileiros de cabelos brancos (ou sem) já são mais de 20 milhões, e a previsão do IBGE é de que esse número triplique nos próximos 20 anos, pois a atual expectativa de vida deve subir dos atuais 75 anos para 81. É bom que os governantes passem a tratar melhor esse pessoal.


Senhora idosa, a corrupção? A velhinha deve ter se revirado no seu túmulo lá em Taubaté. Até seu gato sabia que essa doença atinge gente de todas as idades.

Nenhum comentário: