sexta-feira, 27 de março de 2015

Jaime Cimenti

Amor e redenção a qualquer custo

Redenção (Editora Planeta, 440 páginas, tradução de Valéria Lamim Delgado), de Karen Kingsbury e Gary Smalley, é o primeiro de uma série de cinco volumes. O livro vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. É o início da saga da família Baxter. Karen é best-seller nos EUA, onde já vendeu mais de 25 milhões de exemplares e se consolidou na ficção inspiracional. Karen já escreveu mais de 50 romances, muitos adaptados para a TV e o cinema.

Recebeu muitos prêmios e faz palestras para mais de cem mil mulheres por ano. É casada e mãe de cinco filhos. Gary é palestrante e especialista em amor, relações familiares e conjugais. Ele é autor de best-sellers na área. Escreveu cerca de 30 livros. É casado há mais de 40 anos.

Neste alentado romance, os autores apresentam a família Baxter, seus medos e desejos, seus pontos fortes e fracos, suas perdas e vitórias. Uma família comum e com muito a nos ensinar sobre a vida. É uma família temente a Deus e que enfrenta problemas como qualquer outra.

Os cinco romances da série são sucesso nos Estados Unidos pelaforma como foram escritos e, certamente, por tratarem de problemas de relacionamento familiar, questões do cotidiano das famílias, dos casais, dos filhos, de alegrias e de tristezas que estão em todas as casas, todos os dias, em todos os lugares do planeta.

Kari Baxter Jacobs descobre que o marido, Tim, um respeitado professor de jornalismo, tem um romance extraconjugal com uma de suas alunas. Pensa em divorciar-se. Mas, depois, vai questionando a ideia inicial. Atordoada, Kari regressa à casa dos pais para tentar resolver as coisas. Como se não bastasse, um antigo amor reaparece em sua vida, trazendo antigos sentimentos. Ela se confunde ainda mais. Ela conseguirá perdoar o marido? O que fazer com sua dor? O que fazer com seus próprios sentimentos, revividos pelo antigo amor, Ryan? Será que Kari deve evitar Ryan?

Enquanto vai duramente procurando por respostas em meio a tantas incertezas, Kari faz uma descoberta inesperada. Será que, no emaranhado de pensamentos e emoções tão difíceis e tumultuados, ela poderá encontrar a fé e a força que necessita para seguir em frente? Será que a crença em Deus será suficiente para Kari vencer momentos tão complicados em sua vida? É uma decisão delicada, difícil.


Karen Kingsbury mostra muita habilidade na construção do enredo e na descrição de emoções, relacionamentos e climas familiares. Karen também revela muita destreza na formulação dos diálogos, tarefa quase sempre muito difícil para os escritores. Karen não foge da tarefa.

Nenhum comentário: