sábado, 14 de março de 2015


14 de março de 2015 | N° 18101
CLAUDIA LAITANO

Condomínio Brasil

Frequento as caixas de comentários da internet como quem passa rapidamente os olhos por uma imagem de acidente ou crime violento. Sei que não vou gostar, sei que vou me arrepender, mas, de vez em quando, me convenço de que, se eu respeitar a regra dos 10 segundos de contato, vou conseguir entender o que estão falando sem ficar com o estômago revirado. Não tem dado muito certo.

O mais perto que eu cheguei, na vida real, ao tipo de confronto que costuma se encontrar nesses fóruns de debates estilo “american sniper” – ganha medalhinha quem consegue disparar mais ofensas e julgamentos precipitados lendo com menos atenção os argumentos contrários – foram as (poucas e traumáticas) reuniões de condomínio que já frequentei. Ali também os ânimos se acendem por motivos tão inocentes quanto a cor da violetinha do canteiro mais escondido do prédio, e muitas vezes fica difícil para um novato entender como, de um assunto banal, passamos para o dedo na cara do vizinho.

O curioso é que tanto a caixa de comentários quanto a reunião de condomínio (esta sem a confortável proteção do anonimato) partem do pressuposto democrático de que a liberdade de expressão é uma boa ferramenta para a construção, se não do consenso, pelo menos da boa convivência social.

Mas ouvir os outros dá trabalho, acatar a opinião da maioria quando ela é diferente da nossa também, e quando a gente vê tem um vizinho puxando a nossa cadeira. O sistema de governo que a maioria de nós considera o mais eficiente e justo está à altura de Mozart como ideia, mas, na prática, às vezes ganha versões que soam como funknejo.

Na reunião de condomínio, no Congresso, nas redes sociais ou mesmo na rua, durante uma manifestação, o que se espera não é a harmonia de uma filarmônica alemã nem a eliminação de conflitos, mas apenas o respeito às regras e aos acordos, para que aquele que não está satisfeito agora saiba que o jogo pode virar lá adiante, depois de uma eleição, e será respeitado da mesma forma.

A democracia não elimina as tensões, apenas propõe um modo de lidar com elas que contemple – e legitime – a diversidade de interesses. Não gostar do síndico é uma coisa, puxar a cadeira dele no meio da reunião é outra.


O mal-estar dos últimos dias (meses?) no Brasil, a única percepção que apocalípticos e integrados parecem compartilhar atualmente, vai além da crise política ou econômica. O que incomoda, o que revira o estômago, é esse clima permanente de reunião de condomínio, de briga de trânsito, de disputa pelo último biscoito da prateleira – e a sensação de que fomos todos, irremediavelmente, abduzidos pelas caixas de comentários.

Nenhum comentário: