sexta-feira, 13 de março de 2015

Jaime Cimenti

Políticos só têm medo do povo nas ruas

O quadro político e econômico brasileiro atual e a situação conturbada em Brasília, às vezes, me fazem lembrar um velho ditado africano: quando os elefantes brigam, quem sai perdendo é a grama. Acho que o povo, a grama, devem se manifestar, antes que seja tarde. Doutor Ulysses Guimarães, um dos pais da pátria, o Senhor Diretas, disse que político só tem medo do povo na rua.É verdade.

E ele dizia, também, que quem achava ruim o nível do Congresso Nacional do seu tempo - anos 1970 e 1980 -, não perdia por esperar o que veria nos anos 1990 e adiante. Sábio, profético, infelizmente, um dos homens que nos levou à democracia e nos entregou a Constituição cidadã de 1988.

Semanas atrás Pedro Simon, que era amicíssimo e ligadíssimo politicamente a Ulysses, em entrevista à Veja, disse que as pessoas devem ir para a rua, se manifestar. A própria presidente e os políticos acham legítimas, democráticas e produtivas as manifestações e, ao fim e ao cabo, todos sairão ganhando com o diálogo em nível nacional. É por aí. A sociedade brasileira precisa dar seu recado sobre temas econômicos, políticos, gastos públicos e precisamos, em nível Brasil, ter uma pauta, por mínima que seja, de união nacional em torno de interesses essenciais. Se não for assim, será pior para todo mundo. Isso ninguém quer.

É óbvio que todos nós, brasileiros, ou quase todos, queremos manifestações ordeiras, pacíficas, respeitosas, republicanas, democráticas e legais. Nosso conjunto de leis, aliás, incluindo uma constituição detalhada até demais, é moderno.

De um modo geral, se bem utilizado e aplicado pelos três poderes e pelo Ministério Público, pode nos conduzir, com serenidade, ao futuro que queremos. Acho que a maioria absoluta da população sensata não pretende violência, rupturas ou aventuras. Já assistimos vários desses filmes. Deu no que deu, né?

A questão do relacionamento de empreiteiras com o poder é algo muito, muito antigo, que vem lá dos tempos das pirâmides do Egito. Um dia, a coisa se resolve. Contra Tutancâmon e Ramsés, acho que as ações devem estar prescritas.

A urgência de uma reforma política de verdade, a implantação de um novo pacto federativo, com fortalecimento dos governos estaduais e municipais e atenção ao cidadão, novas atitudes dos agentes públicos, especialmente parlamentares, em relação aos recursos e à coisa pública e diálogo efetivo entre a população e os governos é o que está na voz audível das ruas.

Voz que há pouco anos era meio rouca. Escrevo na terça-feira, 10 de março, não sei exatamente o que acontecerá no domingo e depois. Ninguém realmente sabe. Acho que todos gostariam de ter um pouco mais de esperança e clareza. Acho que todos esperamos luzes. Vamos lá, conversar, buscar o melhor para o Brasil.

a propósito...

Num momento complicado destes, mais do que nunca é preciso pensar em delicadeza. Na mínima delicadeza possível. Sei que a palavra e gestos delicados estão em desuso, mas quem sabe o Brasil, tipo um velho casal, lembra os versos do Chico Buarque e tenta se encontrar depois de se perder. Poesia numa hora dessas? É o jeito. Afinal, que país é esse? Acho que é uma terra para a gente se unir, pensar no todo, amar e até entendê-la. Somos muitos e existem muitos Brasis, mas sem união e diálogo podemos virar nenhum e nada. Deus nos livre. Ele é brasileiro, vais nos livrar.


Nenhum comentário: