terça-feira, 24 de março de 2015


24 de março de 2015 | N° 18111
LUÍS AUGUSTO FISCHER

BOLA DE CRISTAL CIENTÍFICA

Andei lendo com grande proveito um material que merece a consideração de todos os intelectuais e as autoridades de qualquer hierarquia: a série “RS 2023: Agenda de Desenvolvimento Territorial”, com material produzido pelo “think tank” mais sólido do estado, a FEE, por extenso Fundação de Economia e Estatística. Está tudo disponível no site fee.rs.gov.br, em “Agenda 2030”.

O que fazem ali os técnicos (basicamente economistas, mobilizando dimensões geográficas e históricas em profusão) é considerar dados estatísticos do presente e do passado para imaginar o que poderá ser o Rio Grande do Sul em 2030, logo ali. Algumas manchetes extraídas dos estudos dão o que pensar, por exemplo a notícia de que em 2025 a população gaúcha começará a diminuir. Mais velha ela já está – o número de pessoas acima de 64 anos já é mais alto do que o número de viventes abaixo de 15 anos, e a taxa da natalidade não está mais nem repondo as mortes.

O estudo considera que o rumo do crescimento brasileiro tem três vetores nítidos – extração mineral, com petróleo nesta conta, produção de energia e agronegócio. Que lugar tem o Rio Grande nessa corrida? Sem fontes notáveis de minérios, sem petróleo no quintal, nos resta o vento, que estamos aproveitando, e a produção de máquinas para tudo isso, mais a produção primária, claro.

No nosso cantinho de mundo, cá na vida cultural, universitária, educacional, há muito a pensar. A produção de conhecimento tem enorme futuro, na área da saúde, por exemplo; a produção de bens culturais idem; e nesses dois campos o Rio Grande conta com experiência forte – mas o Estado tem políticas para isso? Pensa nisso organicamente?

Me disse o Álvaro Magalhães, um dos coordenadores desse estudo, que estamos no caminho de virar um Uruguai, em alguns sentidos, o que não é tão mau, mas com a boa diferença de que somos uma província de um país gigantesco com chances por enquanto eternas de tornar-se um “global player”.


O material da FEE é, deve ser, um patamar para a conversa, daqui pra frente. Esmiuçá-lo em sala de aula, não apenas entre os economistas, pode ser uma boa providência.

Nenhum comentário: