07
de julho de 2012 | N° 17123
MENOS
OPÇÕES NO AR
Uruguaia Pluna cancela todas as
operações
Depois
de cancelar temporariamente os voos no início da semana em razão de greve dos
funcionários, a companhia aérea Pluna, do Uruguai, anunciou ontem a suspensão
por prazo indeterminado de todas as operações. A medida foi tomada pelo governo
uruguaio, que administrava a empresa desde 15 de junho depois da saída do
principal sócio, o consórcio privado Leadgate.
A
decisão afeta passageiros brasileiros. A partir de sete cidades do país,
incluindo Porto Alegre, a empresa oferecia 80 voos semanais para Montevidéu,
Buenos Aires, Punta de Leste e Santiago. Na capital gaúcha, eram duas operações
diárias.
Por
meio da assessoria de imprensa, a Pluna informou que entrará em contato com os
clientes afetados pelo cancelamento dos voos para buscar soluções. Os
passageiros estão sendo acomodados em voos de outras companhias de acordo com
as disponibilidades nas empresas parceiras, com prioridade aos que procuram
regressar ao seu país de origem.
A
Pluna informou o telefone (11) 3711-9158 para os clientes tirarem dúvidas, mas
ontem à tarde as ligações eram atendidas por secretária eletrônica e caíam
quando digitada alguma alternativa. À noite, apenas chamava. Segundo a diretora
do Procon de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, os consumidores com
passagem têm direito a serem acomodados em outros voos ou reembolsados.
A
Agência Nacional de Aviação Civil disse que irá fiscalizar se a Pluna está
cumprindo suas obrigações com os passageiros. Pela lei brasileira, a empresa é
obrigada a acomodar os clientes em voos de outras companhias aéreas ou
reembolsar integralmente o valor pago pela passagem.
O
fundo privado Leadgate deixou a Pluna, sem receber nada em troca, segundo o
Ministério dos Transportes, porque se disse incapaz de capitalizar a companhia
aérea, como pedia o governo.
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