sábado, 19 de abril de 2008



19 de abril de 2008
N° 15576 - Reportagem Especial


Lula abençoa união na CapitalUm presidente e um ex-presidente da República, 10 ministros e nove governadores desembarcaram ontem em Porto Alegre para as núpcias da advogada Paula Rousseff Araújo, 32 anos, e do administrador de empresas Rafael Covolo, 27 anos. Paula é filha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Ocasamento de Paula e Rafael, que ganhou ares de celebração do ano na Capital em virtude da alta concentração de autoridades, alterou a rotina da área central da cidade.

Para garantir a segurança dos convidados, a Brigada Militar, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e seguranças privados isolaram parcialmente as imediações da Igreja São José, no Centro - onde os noivos disseram o sim em cerimônia religiosa - e da Associação Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento, onde ocorreu a recepção.

Às 19h52min, o convidado mais ilustre do casamento de Paula e Rafael chegou a Porto Alegre a bordo do Aerolula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrissou na Capital com quatro ministros: Guido Mantega (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores), Altemir Gregolin (Pesca) e Franklin Martins (Comunicação). Aguardada na comitiva, a primeira-dama Marisa Letícia não veio à Capital. O grupo desembarcou no antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Cercado de policiais militares e seguranças, o presidente desceu do Airbus presidencial às 20h2min e seguiu rumo à cerimônia em um Ford Fusion. O comboio era composto por batedores em motos e policiamento especial, além dos carros de outros membros da comitiva.

Lula entrou na igreja por volta de 20h23min, pelo pátio lateral, junto ao Colégio Unificado, e se dirigiu a uma sala no subsolo, onde ficaram concentradas as autoridades. Parte dos curiosos que se concentrava no local para ver o presidente se frustrou e ensaiou uma vaia.

A noiva chegou à igreja às 20h50min. Em vez de ingressar pela porta principal, entrou com o carro por um portão lateral da igreja e utilizou a porta secundária, a mesma usada por Lula. Para a chegada, o trânsito foi interrompido. Os curiosos se aglomeraram próximo do carro para observar a noiva.

A cerimônia religiosa durou cerca de 30 minutos. Paula foi conduzida ao altar pelo pai, o advogado e ex-deputado estadual Carlos Araújo, ao som da Marcha Nupcial. A música foi executada pelo organista da Igreja São José, Darci von Frühauf, e por sete músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Lula sentou-se na primeira fila, ao lado do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O presidente e Dilma só se falaram na saída da igreja, quando ela o acompanhou até o carro. O presidente saiu da cerimônia diretamente para o aeroporto, onde embarcou no Aerolula às 22h24min com destino a Gana, na África.

Entre os primeiros convidados a chegar à Associação Leopoldina Juvenil, por volta de 21h50min, estava o senador Delcídio Amaral (PT-MS).Na entrada do clube, formou-se uma fila até a calçada.

Segundo a assessoria da Casa Civil, a mãe da noiva viajou a Porto Alegre em avião de carreira. Ainda na ressaca da cerimônia, a ministra deve embarcar hoje para um giro entre Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos, com retorno ao Brasil marcado para o dia 29.

De Porto Alegre, Dilma viaja diretamente para Seul, onde discutirá com o governo sul-coreano investimentos em infra-estrutura no Brasil, em pleno feriado de Tiradentes.

Na noite do dia 22, a ministra embarca para Tóquio, onde participa das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. No dia 26 está previsto o embarque para os Estados Unidos - entre os compromissos por lá está uma reunião de CEOs (executivos de grandes empresas) com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge.

Participaram desta cobertura Adriano Barcelos, Dionara Melo, Gustavo Brigatti, Leandro Fontoura, Marciele Brum, Mariana Bertolucci e Monique Ravanello

Well, sem dúvida terá sido a celebração do ano na Capital. Tive um prejuizo por tabelinha, pois como meu professor de macro era um dos convidados acabou deixando a aula mais cedo. Parabéns aos noivos.

Nenhum comentário: