sexta-feira, 25 de abril de 2008



25 de abril de 2008
N° 15582 - Liberato Vieira da Cunha


Com nome e sobrenome

Tem um sentimento que fui perdendo sem aviso, ao longo de meus caminhos.

Eu ia a uma reunião dançante numa das mansões dos Moinhos de Vento. A música era agradável, as meninas-moças em flor apetecíveis, de vez em quando pintava uma cuba libre, e então eu olhava o relógio Lavina: era uma da madrugada.

Como todo mundo estava mesmo indo embora, eu simplesmente andava até o Centro: àquela hora não havia mais bondes.

Tinha um filme com a Doris Day no Cine-Teatro Presidente, ali na Benjamin Constant. A Doris Day jamais ganhou o Prêmio Nobel, muito menos um Oscar, mas eu gostava dela, em especial numa fita chamada (unicamente em português) Confidências à Meia-Noite.

Eu ia à sessão das 10 e na saída encarava a Cristóvão Colombo, a Alberto Bins, a Coronel Vicente, trechos da Independência, da Dom Feliciano, da Duque e me via entregue são e salvo na Rua João Manoel, onde morava.

Estudava à noite na Faculdade de Direito da Avenida João Pessoa. Saía às 11 e 15, tomava a André da Rocha, a Praça Sévigné, a Fernando Machado, respirava fundo e escalava a escadaria, margeada de paineiras, dotada de terraços e de um túnel emparedado, até voltar à já mencionada Rua João Manoel.

Minhas únicas companhias eram os casais de namorados que decoravam o belvedere.

Fui perdendo esse sentimento, de que falei lá no começo, ao longo de meus muitos caminhos.

De súbito, se tornaram raras as mansões dos Moinhos de Vento - e ainda mais raras as reuniões dançantes. De súbito, não havia mais bondes. De súbito, foram fechando um a um os cinemas com entrada na calçada.

De súbito, a Faculdade de Direito da Avenida João Pessoa tornou-se mais recôndita que seus jardins fugidios.

De súbito, me dei conta de que o sentimento que fui perdendo sem aviso ao longo de meus caminhos tinha nome e sobrenome: ausência de insegurança.

Uma ótima sexta-feira e um excelente fim de semana.

Nenhum comentário: