segunda-feira, 14 de abril de 2008


Jaime Cimenti
Jornal do Comércio,RS


A matemática nos diversos aspectos da vida

A matemática sempre foi ciência muito temida nas salas de aula e sempre se mostrou meio ininteligível para a maioria das pessoas. Quase todos nós temos na lembrança a figura assustadora da professora de matemática, as terríveis provas e notas e algumas reprovações inesquecíveis.

A vida secreta dos números - 50 deliciosas crônicas sobre como trabalham e pensam os matemáticos, de George G. Szpirto, matemático que se tornou jornalista, lançado há poucos dias no Brasil, mostra como podemos nos relacionar de modo diferente com os números e os mistérios da matemática.

Mostra como ela pode afetar os diversos aspectos da vida, como o Direito, a Geografia, as eleições e a Botânica.

A série de crônicas-ensaios da obra revela a criação do chamado "jornalismo matemático".
O volume foi finalista do prestigiado Prêmio Descartes para Pesquisa e Divulgação Científica, da Comissão Européia, e foi selecionado para o Clube do Livro da Scientific American.

Dividido em seis partes, seus textos abordam curiosidades históricas interessantes e pouco conhecidas, apresenta os grandiosos praticantes da matemática ao longo dos tempos, retrata algumas das mais importantes conjecturas não -resolvidas e descreve problemas de enigmas já solucionados.

Relatos sobre a vida de matemáticos consagrados, como Daniel Bernoulli, John von Neumann e Niels Henrik Abel, são combinados de forma agradável com a exploração de códigos bíblicos, Tetris, a previsão do fim do mundo feita por Isaac Newton e a teoria dos jogos.

Enfim, a idéia central do livro é abrir os olhos dos leitores para os prazeres cotidianos que a matemática pode proporcionar a qualquer pessoa.

Ao mesmo tempo em que os textos do livro divertem, eles revelam. O livro é, digamos, semelhante ao Código Da Vinci, porém exato e preciso.

Os títulos dos textos dão uma idéia da originalidade da obra e do tom utilizado: o problema da eficiência do ladrilheiro; provando a prova; gênios de outro planeta; a beleza da dissimetria; aleatório e não tão aleatório; a dança do requebrado dos servidores de internet; insultos cheiram mal (neurociências, economia) etc.

Os textos foram publicados de 2002 a 2005 no diário suíço Neue Zürcher Zeitung e para sua edição dominical NZZ am Sonntag, provocando grande interesse nos leitores.

A Academia Suíça de Ciências outorgou à coluna de Szpiro o Prêmio de Mídia de 2003. Szpiro é graduado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, pela Universidade de Stanford e pela Universidade Hebraica. Lecionou na famosa Wharton School, na Universidade Hebraica e na Universidade de Zurique.

Nos últimos vinte anos atua como correspondente do jornal Neue Zürcher Zeitung em Israel. Tradução de J.R. Souza, 208 páginas, R$ 39,00. Difel, telefone 21-2585-2070.

Nenhum comentário: