terça-feira, 15 de abril de 2008



15 de abril de 2008
N° 15572 - Luís Augusto Fischer


Paulistanês em alta

Mais uma guria gaúcha foi eleita miss nacional, anteontem. Isso é pouco para alterar qualquer coisa salvo a vida dela mesmo, mais a auto-estima das amigas e vizinhas; mas, considerado sob certo aspecto, o episódio é bastante para avaliar outros fenômenos.

De minha parte, o que me chamou a atenção foi uma matéria de televisão feita na cidade em que ela vive, Encantado; algumas amigas, conhecidas e meras conterrâneas deram seu recado, creio que no sábado, sobre a expectativa que tinham no concurso.

Estou ali, ouvindo o telejornal, enquanto leio um jornal de papel, quando escuto na fala de uma das gurias um sotaque marcado: não é o sotaque da colônia, alemão ou italiano (Encantado conhece os dois, porque está ali, numa fronteira viva entre gringos e alemãos - para mim, alemãos é o que somos, os descendentes de alemães), que seria esperável, mas sim o sotaque paulistano. Sim, prezado leitor: o sotaque paulistano.

A guria encantadense disse uma frase assim: "A Fulana é uma meniiiina boniiita". (Onde está Fulana é para constar o nome da nova miss, mas vou me poupar o trabalho de ir saber qual é.)

Não sei se o leitor já percebeu, mas houve uma mudança importante no prestígio, na hierarquia dos sotaques brasileiros.

Até uma geração atrás, quem queria aparecer bem imitava sotaque carioca, aquele chiado nos "s", aquele suave ronco em certos "r"; agora, quem quer parecer na moda imita sotaque paulistano, da maior cidade brasileira, trocando "guria" por "menina" e espichando o "i", com uma leve curva melódica para cima.

Que São Paulo é a meca do mercado publicitário e portanto do mundo das candidatas a modelo e atriz, nós já sabíamos; que São Paulo manda em nós mentalmente, com a superestimação do Modernismo que virou uma lei nacional, idem;

mas que tinha chegado ao sotaque, quer dizer, ao mais íntimo da vida das periferias, como esta nossa cá do Rio Grande do Sul, eu ainda não tinha observado. Pois chegou e pelo jeito vai permanecer.

Nenhum comentário: