terça-feira, 29 de abril de 2008



29 de abril de 2008
N° 15586 - Moacyr Scliar


Um gesto simbólico

Médicos são treinados para observar a linguagem corporal do paciente. Porque o corpo fala, não tenham dúvida quanto a isso. Aquilo que está no inconsciente da pessoa, aquilo que ela não quer ou não pode expressar em palavras, aparece na postura, na expressão facial, nos gestos.

Na entrevista que Alexandre Nardoni deu ao Fantástico ocorreu um gesto desses, tão fugaz quanto potencialmente revelador. Em meio à declaração que fazia, ele se deu conta de que uma das mangas de sua camisa não estava adequadamente enrolada.

O que freqüentemente acontece: enrolar mangas é coisa que requer uma certa habilidade. Esta habilidade talvez tenha faltado a Alexandre Nardoni, mas não faltou a percepção do seu efeito e de imediato ele tratou de compor a manga de maneira, digamos, mais estética.

O que chama a atenção: um homem que acaba de perder a filha, um homem que deve, ou deveria, estar passando por sofrimento atroz, tem cabeça para pensar na aparência pessoal?

Esta é uma maneira de ver a coisa. Mas há outra; ao menos em nome do benefício da dúvida, deve ser mencionada. Existem pessoas que, avassaladas pela dor, de repente se agarram num pequeno detalhe do cotidiano, à semelhança daquele que, prestes a se afogar, agarra-se até num graveto.

É como se as coisas, apesar de corriqueiras, ou justamente por serem corriqueiras, remetessem de novo a pessoa à vida, que é feita exatamente disso, de coisas corriqueiras, de detalhes.

Fica a pergunta: qual dos dois motivos levou Alexandre a compor, com cuidado, a manga de sua camisa? A maioria da população brasileira já tem a resposta. Mas a palavra final cabe à Justiça.

Que, no caso, se baseará em detalhes. Menos simbólicos, talvez, que o da manga, mas detalhes, de qualquer forma. Como foi dito, a vida é feita de detalhes.

Tramita no Congresso um projeto, que, em resumo, pretende remanejar os recursos que as empresas, por lei, destinam ao chamado Sistema S (Sesi, Sesc, Senac, Senai e outras) para um novo fundo que subsidiará a formação técnica no país.

Mas é justamente isso que as entidades fazem, há mais de 60 anos, além de realizar um trabalho educativo, comunitário, cultural. Será que não se corre o risco de perder uma experiência longamente acumulada? Será que não é despir um santo para vestir outro?

Enquanto generosos reajustes estão sendo concedidos a várias categorias, pensões e aposentadorias foram drasticamente comprimidas.

O que lembra o filme japonês A Balada de Narayama, que se passa em uma pequena aldeia japonesa séculos atrás. Nessa aldeia, quem chega aos 70 anos é levado ao topo de Narayama, a nevada montanha próxima, para ali aguardar a morte por congelamento.

Uma drástica aplicação da regra darwiniana da sobrevivência do mais apto que o Japão, hoje um país próspero e com uma elevada expectativa de vida, superou há muito tempo e que nós temos de superar também.

A emenda proposta pelo senador Paulo Paim, que estende a aposentadorias e pensões o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo é pelo menos um ponto de partida para isso.

Impressionante a popularidade do SantAna. Inúmeras pessoas me comentaram a crônica em que ele fala da minha rapidez para escrever. É só treino, pessoal. E vocês deveriam ver o SantAna matraqueando no teclado do computador. Ninguém cata milho mais depressa.

Nenhum comentário: