quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quem precisa de um ofurô?


03 de julho de 2013 | N° 17480
CAROL BENSIMON (Interina)

Quem precisa de um ofurô?

No fim de semana, uma matéria do Estado de S. Paulo sentenciava: “Espaço zen e ofurô viram ‘micos’ nos prédios”. O texto referia-se a uma tendência do mercado imobiliário no início dos anos 2000, a de equipar edifícios com esses dois itens de trejeitos orientais e uso duvidoso. Segundo apuração do jornalista, o público já não se mostra tão interessado na profusão de “vantagens” oferecidas por alguns empreendimentos. Coisas como saunas e ofurôs encarecem o condomínio e, no fim das contas, são pouquíssimo usadas.

Tudo bem. Levamos cerca de dez anos para descobrir que não queremos cruzar com nosso vizinho quando ele estiver de sunga branca, e muito menos entrar na banheira de hidromassagem onde, algumas horas antes, ele se divertia com a esposa e uma garrafa de champanhe.

Levamos um tempo semelhante para descobrir que um espaço zen nada mais era do que uma pérgola encaixada entre o estacionamento e a portaria, com duas chaises-longues, cujo estofamento ficara precocemente gasto das intempéries, e que não havia absolutamente nenhuma razão para frequentarmos aquele lugar.

Daqui a uns cinco anos, talvez possamos chegar à conclusão de que não precisamos de tantos banheiros nos apartamentos, em todo o caso, não mais do que um a cada duas pessoas, mas de quartos onde haja espaço para passarmos com folga entre a cama e a parede. O passo seguinte será exigirmos janelas maiores, por onde a luz do dia possa entrar com vontade. Será o fim do mercado imobiliário tal como o conhecemos hoje.

Brincadeiras à parte, o fato é que provavelmente estamos recebendo o que merecemos. Não mais, nem menos. É impressionante como somos pouco exigentes com as características que realmente importam em um imóvel, aquelas que, para o bem ou para o mal, farão parte de nosso dia a dia, tais como o tamanho do apartamento, sua orientação solar, a estética do prédio, a qualidade dos acabamentos, o verde do entorno.

Enquanto isso, costumamos cair na mais pura e banal maquiagem publicitária dos “diferenciais” que nunca, ou raramente, usaremos: fitness center, espaço gourmet, pet care, complexo aquático, brinquedoteca, estar fogo (acredite, esse último também é real).


Para ser justa, de todos esses ambientes semiprivativos, um ainda é ocupado com certa frequência: o tradicional salão de festas. Receber amigos ou familiares em um ambiente neutro, organizado, asséptico, sem qualquer traço de nossa personalidade, é a cara de um certo Brasil. Se a comida for comprada pronta, ou preparada por pessoas contratadas para esse fim, melhor ainda. Já vai longe o tempo do bolo da avó, dos balões enchidos pelo pai, dos cachorrinhos-quentes pingando molho de tomate.

Nenhum comentário: