quinta-feira, 31 de janeiro de 2013



31 de janeiro de 2013 | N° 17329
CINEMA NA TV POR ASSINATURA | por Daniel Feix

Filmes em destaque na programação de hoje dos canais pagos:

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO De Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Com Irandhir Santos. Filme rápido, curto, mas absolutamente certeiro. As imagens foram captadas como se fosse um documentário, explorando texturas típicas do Super-8 e do 16mm, entre outras. Só depois foram encaixadas na narrativa sobre um geólogo que aparece apenas narrando suas desventuras pelo sertão nordestino durante o mapeamento de uma área que será inundada devido à criação de uma represa. As imagens são emocionantes, e os personagens, inesquecíveis. Drama, Brasil, 2009, 72min. Canal Brasil, 9h40min.

ATRAÇÃO PERIGOSA (The Town) De e com Ben Affleck. Com Rebecca Hall e Jon Hamm. Antes de se tornar favorito ao Oscar com Argo, Affleck dirigiu este bom thriller sobre um bando de assaltantes que acaba se envolvendo demais com uma ex-refém. Confira: o ator tem talento também na realização. Suspense, EUA, 2010, 125min. HBO HD, 12h35min.

UM DOMINGO QUALQUER (Any Givern Sunday) De Oliver Stone. Com Al Pacino, Dennis Quaid e Cameron Diaz. Falta foco a Stone neste grande apanhado dos bastidores do futebol americano, mas ele mostra o jogo de dentro como raras vezes o cinema conseguiu mostrar. Drama, EUA, 1999, 150min. Max Prime, 17h15min.

SEVEN OS SETE CRIMES CAPITAIS (Se7en) De David Fincher. Com Morgan Freeman, Brad Pitt e Kevin Spacey. Dois policiais, um novato e um veterano, são designados a capturar um serial killer que baseia seus crimes nos sete pecados capitais. Envolvente e assustador, este ótimo exercício de gênero impulsionou a carreira do hoje consagrado David Fincher. Suspense, EUA, 1995, 127min. HBO 2, 18h45min.

RITA CADILLAC, A LADY DO POVO De Toni Venturi. É impressionante a maneira como a ex-chacrete abre o coração diante das câmeras do diretor Toni Venturi (de Cabra Cega e do mais recente Estamos Juntos). O mergulho na intimidade de Rita Cadillac revela uma sex-symbol já nem tão segura de si e, por isso mesmo, mais atraente em sua condição de personagem da cultura popular. Documentário, Brasil, 2010, 75min. Canal Brasil, 22h.

ZAZIE NO METRÔ (Zazie dans le Métro) De Louis Malle. Com Catherine Demongeot e Philippe Noiret. Um raro Malle não polêmico, este filme datado do início de sua carreira sucedeu a Amantes (1958), um de seus títulos mais provocativos. Trata-se de uma espécie de fábula sobre uma garota do interior que descobre Paris e os parisienses, em suas nem sempre estimulantes idiossincrasias. Comédia, França/Itália, 1960, 89min. Telecine Cult, 22h.

PSICOSE (Psycho) De Alfred Hitchcock. Com Anthony Perkins e Janet Leigh. O que ainda não foi dito sobre este que é um dos melhores suspenses de terror já feitos? Há muitos causos sobre a produção, entre eles aquele que aponta que Hitchcock teria imaginado a clássica sequência do chuveiro antes do próprio filme e o que indica que o cineasta teria comprado anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch e em seguida trabalhado para tirar de circulação todos os seus exemplares, de modo que o final da história não fosse conhecido do público antes de seu lançamento.

Como uma lenda só se constrói a partir de uma verdade, mesmo que remota, pode-se dizer que esta historieta dos direitos autorais, falsa ou verdadeira, existe porque o desfecho, de fato, deixa os espectadores de primeira viagem com seus respectivos queixos no chão. Um dos grandes lances de Hitchcock, aqui, é exatamente a forma de trabalhar as viradas da trama, surpreendendo a plateia.

 No início, por exemplo, parece que Psicose vai narrar a fuga de Marion (Janet Leigh). Quando ela se hospeda no Bates Motel e o foco se volta para seu perturbado atendente Norman Bates (Anthony Perkins), o público já está totalmente fisgado. Suspense, EUA, 1960, 108min. Telecine Cult, 15h10min.

Nenhum comentário: