31
de janeiro de 2013 | N° 17329
CINEMA
NA TV POR ASSINATURA | por Daniel Feix
Filmes em destaque na programação
de hoje dos canais pagos:
VIAJO
PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO De Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Com
Irandhir Santos. Filme rápido, curto, mas absolutamente certeiro. As imagens
foram captadas como se fosse um documentário, explorando texturas típicas do
Super-8 e do 16mm, entre outras. Só depois foram encaixadas na narrativa sobre
um geólogo que aparece apenas narrando suas desventuras pelo sertão nordestino
durante o mapeamento de uma área que será inundada devido à criação de uma
represa. As imagens são emocionantes, e os personagens, inesquecíveis. Drama,
Brasil, 2009, 72min. Canal Brasil, 9h40min.
ATRAÇÃO
PERIGOSA (The Town) De e com Ben Affleck. Com Rebecca Hall e Jon Hamm. Antes de
se tornar favorito ao Oscar com Argo, Affleck dirigiu este bom thriller sobre um
bando de assaltantes que acaba se envolvendo demais com uma ex-refém. Confira: o
ator tem talento também na realização. Suspense, EUA, 2010, 125min. HBO HD, 12h35min.
UM
DOMINGO QUALQUER (Any Givern Sunday) De Oliver Stone. Com Al Pacino, Dennis
Quaid e Cameron Diaz. Falta foco a Stone neste grande apanhado dos bastidores
do futebol americano, mas ele mostra o jogo de dentro como raras vezes o cinema
conseguiu mostrar. Drama, EUA, 1999, 150min. Max Prime, 17h15min.
SEVEN
OS SETE CRIMES CAPITAIS (Se7en) De David Fincher. Com Morgan Freeman, Brad Pitt e Kevin Spacey. Dois
policiais, um novato e um veterano, são designados a capturar um serial killer
que baseia seus crimes nos sete pecados capitais. Envolvente e assustador, este
ótimo exercício de gênero impulsionou a carreira do hoje consagrado David
Fincher. Suspense, EUA, 1995, 127min. HBO 2, 18h45min.
RITA
CADILLAC, A LADY DO POVO De Toni Venturi. É impressionante a maneira como a ex-chacrete
abre o coração diante das câmeras do diretor Toni Venturi (de Cabra Cega e do
mais recente Estamos Juntos). O mergulho na intimidade de Rita Cadillac revela
uma sex-symbol já nem tão segura de si e, por isso mesmo, mais atraente em sua
condição de personagem da cultura popular. Documentário, Brasil, 2010, 75min. Canal
Brasil, 22h.
ZAZIE
NO METRÔ (Zazie dans le Métro) De Louis Malle. Com Catherine Demongeot e
Philippe Noiret. Um raro Malle não polêmico, este filme datado do início de sua
carreira sucedeu a Amantes (1958), um de seus títulos mais provocativos. Trata-se
de uma espécie de fábula sobre uma garota do interior que descobre Paris e os
parisienses, em suas nem sempre estimulantes idiossincrasias. Comédia, França/Itália,
1960, 89min. Telecine Cult, 22h.
PSICOSE
(Psycho) De Alfred Hitchcock. Com Anthony Perkins e Janet Leigh. O que ainda não
foi dito sobre este que é um dos melhores suspenses de terror já feitos? Há muitos
causos sobre a produção, entre eles aquele que aponta que Hitchcock teria
imaginado a clássica sequência do chuveiro antes do próprio filme e o que
indica que o cineasta teria comprado anonimamente os direitos do livro de
Robert Bloch e em seguida trabalhado para tirar de circulação todos os seus
exemplares, de modo que o final da história não fosse conhecido do público
antes de seu lançamento.
Como
uma lenda só se constrói a partir de uma verdade, mesmo que remota, pode-se
dizer que esta historieta dos direitos autorais, falsa ou verdadeira, existe
porque o desfecho, de fato, deixa os espectadores de primeira viagem com seus
respectivos queixos no chão. Um dos grandes lances de Hitchcock, aqui, é exatamente
a forma de trabalhar as viradas da trama, surpreendendo a plateia.
No início, por exemplo, parece que Psicose vai
narrar a fuga de Marion (Janet Leigh). Quando ela se hospeda no Bates Motel e o
foco se volta para seu perturbado atendente Norman Bates (Anthony Perkins), o público
já está totalmente fisgado. Suspense, EUA, 1960, 108min. Telecine Cult, 15h10min.
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