OEA no RS para monitorar ações de resposta à enchente
O Rio Grande do Sul está recebendo, entre ontem e amanhã, a visita da Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A intenção da equipe é verificar se as medidas tomadas estão alinhadas aos padrões internacionais de direitos humanos.
Além disso, a comitiva, liderada pelo relator especial, Javier Palummo, irá documentar os impactos da enchente nos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, identificando as ações colocadas em prática, os desafios enfrentados e propor recomendações aos entes governamentais.
Ontem, a comitiva realizou reuniões com o Conselho Estadual de Direitos Humanos, com comunidade científica da Capital e com o Fórum Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, além de ter tido um encontro com setores da cultura do RS.
Já na quinta-feira, a equipe tem no seu planejamento uma visita ao Vale do Taquari. A comitiva encerra amanhã com uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura a apresentação das observações preliminares da relatoria especial. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário