06 de Dezembro de 2024
ESTAMOS EM OBRAS - Jocimar Farina
TAP confirma retomada de voo entre Lisboa e Capital para abril. A companhia aérea portuguesa TAP confirmou que retomará o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa a partir de abril de 2025. Até há possibilidade desse retorno ocorrer antes, mas a própria empresa considera ser improvável.
Serão três operações semanais, às terças, quintas e sábados, com capacidade de transportar até 335 pessoas. A TAP não informou a partir de quando os clientes já começarão a comprar as passagens com o voo direto.
Outra confirmação repassada pela companhia aérea é que os voos já existentes para Florianópolis serão mantidos. A operação foi criada a partir de setembro, por causa do fechamento do aeroporto Salgado Filho.
Demais empresas
Das companhias aéreas que realizavam voos internacionais antes da enchente, a TAP era a única que ainda não havia confirmado oficialmente o retorno. A partir de 19 de dezembro, a Copa Airlines retoma a rota direta para a Cidade do Panamá a partir do aeroporto Salgado Filho. O voo terá frequência de três vezes por semana.
Em janeiro, a Latam voltará a oferecer voos para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile. Já a Aerolíneas Argentinas decidiu alterar a data de início da retomada das suas operações na capital gaúcha. Os pousos e decolagens ocorrerão a partir de 3 de março.
Obras
Em 15 de dezembro, enfim, as obras de recuperação do aeroporto serão concluídas. O asfalto da pista já foi todo substituído. Nos próximos dias, serão finalizadas as etapas de pinturas das faixas de tráfego dos aviões e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea.
Desde quarta-feira, o check-in doméstico e o despacho de bagagens retornaram ao seu local original, no terminal de passageiros. A área do check-in internacional ficará novamente exclusiva para os voos para o Exterior. _
Duplicação do Caminho do Meio a partir do primeiro semestre
Depois de mais de uma década de promessas, enfim, a duplicação do Caminho do Meio está prestes a sair do papel. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano enviou para a Central de Licitações (Celic) o edital que prevê a contratação da empresa que ficará responsável pela obra que será realizada em Viamão.
Nesta semana, o deputado estadual Valdir Bonatto (PSDB) ouviu do secretário Rafael Mallmann que o governo tenta que o processo de escolha seja aberto ainda neste ano. A expectativa do governo é que a duplicação poderá iniciar já no primeiro semestre de 2025.
A obra começará por Viamão porque a prefeitura foi a primeira a ter os projetos da obra aprovados pela Caixa Econômica Federal, que presta apoio às análises do material. O trecho a ser duplicado tem 11,4 quilômetros.
A prefeitura de Alvorada apresentou os estudos para a duplicação do seu trecho, de 4,3 quilômetros. Porém, o projeto recebeu ressalvas e solicitações de alterações pela Caixa. Dessa forma, a documentação está precisando ser revista, antes que seja possível iniciar a obra.
Promessa
Já o trecho de Porto Alegre, que tem 7,3 quilômetros, teve os projetos entregues pela prefeitura em novembro.
A obra na Capital é uma das promessas feitas por Sebastião Melo para o segundo mandato. E já há, inclusive, recurso separado para fazer parte da obra. O governo do Estado cadastrou uma proposta para captação de recurso federal e obteve a aprovação de R$ 25 milhões pelo PAC Mobilidade Urbana Sustentável - Mobilidade Grandes e Médias Cidades. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário